Formação docente como prática da liberdade: contribuições do pensamento freireano na atualidade

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.676

Palavras-chave:

Educação libertadora, Educação matemática crítica, Formação continuada, Conscientização, Temas geradores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como uma formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser construída a partir de uma (re)leitura do pensamento freireano e com base na educação matemática crítica. Com tal objetivo, descrevemos um breve caminhar pelas principais obras de Paulo Freire, situando-as em seu período de publicação no Brasil e destacando a atemporalidade do pensamento freireano, mesmo após décadas de sua elaboração. A investigação e a formação continuada foram construídas e desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Ao longo de quinze encontros, pesquisadora e participantes dialogaram a respeito de temas geradores que foram identificados nas enunciações das participantes, ao descreverem as situações vivenciadas por elas no contexto escolar. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e características de pesquisa-ação. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostram que construir uma formação continuada em colaboração com as participantes, tendo como base a perspectiva freireana e a educação matemática crítica, pode possibilitar uma tomada de consciência da realidade, por meio da problematização acerca das situações vivenciadas, bem como o desenvolvimento de ações reflexivas para a construção de uma consciência crítica.

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Biografia do Autor

Mariana dos Santos Cezar, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – campus Vitória – Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Coordenadoria de Matemática. CEP: 29040-780. E-mail: marianascezar@hotmail.com.

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Cezar, M. dos S. (2024). Formação docente como prática da liberdade: contribuições do pensamento freireano na atualidade. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–18. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.676

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS