Formação docente como prática da liberdade: contribuições do pensamento freireano na atualidade
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.676Palavras-chave:
Educação libertadora, Educação matemática crítica, Formação continuada, Conscientização, Temas geradoresResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar como uma formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser construída a partir de uma (re)leitura do pensamento freireano e com base na educação matemática crítica. Com tal objetivo, descrevemos um breve caminhar pelas principais obras de Paulo Freire, situando-as em seu período de publicação no Brasil e destacando a atemporalidade do pensamento freireano, mesmo após décadas de sua elaboração. A investigação e a formação continuada foram construídas e desenvolvidas com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Ao longo de quinze encontros, pesquisadora e participantes dialogaram a respeito de temas geradores que foram identificados nas enunciações das participantes, ao descreverem as situações vivenciadas por elas no contexto escolar. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e características de pesquisa-ação. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso, oriunda dos estudos bakhtinianos. Os resultados mostram que construir uma formação continuada em colaboração com as participantes, tendo como base a perspectiva freireana e a educação matemática crítica, pode possibilitar uma tomada de consciência da realidade, por meio da problematização acerca das situações vivenciadas, bem como o desenvolvimento de ações reflexivas para a construção de uma consciência crítica.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (1990). Questões de literatura e de estética. 2 ed. Editora Hucitec.
Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. 2. ed. Martins Fontes.
Bakhtin, M. & Voloshinov, V. N. (1976). Discurso na vida e discurso na arte. Texto de circulação acadêmica.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brandão, C. R. (1991). O que é Método Paulo Freire. 17ª ed. Editora Brasiliense.
Cezar, M. S. (2020). Saberes em relações dialógicas: “não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. Pesquisa e Debate em Educação, 10(2), 1247–1258. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31509 DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31509
Cezar, M. S. (2022). Empoderamento Docente e Educação Matemática Crítica: em busca de uma prática educativa libertadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241874 DOI: https://doi.org/10.29327/1137060.14-16
Cezar, M. S., & Oliveira, S. R. (2021). É tempo de esperançar: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada. Revista Teias, 22(67), 203-216. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062 DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062
Cezar, M. S., & Oliveira, S. R. (2022). A escola é um espaço democrático? diálogos emergentes na formação continuada de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 248–267. https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6737 DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.26.248-267
Faustino, A. C., Moura, A. Q., Silva, G. H. G., Muzinatti, J. L., & Skovsmose, O. (2018). Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional. Revista Eletrônica de Educação, v. 12(3), 898-911. https://doi.org/10.14244/198271992212 DOI: https://doi.org/10.14244/198271992212
Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Freire, P. (1992). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 14ª ed. Paz e Terra.
Freire, P. (2016). Conscientização. Cortez Editora.
Freire, P. (2018). Pedagogia do oprimido. 66ª ed. Paz e Terra.
Freire, P. (2019). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Paz e Terra.
Freire, P. (2020). Educação e Mudança. 41ª ed. Paz e Terra.
Lei Complementar nº 836, de 30 de dezembro de 1997. (1997). Institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação e dá outras providências correlatas. https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1997/lei.complementar-836-30.12.1997.html
Mühl, E. H. (2019). Problematização. In: D. R. Streck, E. Redin & J. J. Zitkoski (Org.). Dicionário Paulo Freire. (pp. 383-384, 4 ed.). Autêntica Editora.
Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Papirus.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Papirus.
Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Papirus.
Souza, V. E. B. & Barbosa, J. M. S. (2022). A práxis política democrática de Paulo Freire frente o obscurantismo na contemporaneidade. Revista Escripturas, 5(2), 219–236. https://periodicos.upe.br/index.php/revistaescripturas/article/view/323
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. Cortez.
Tragtenberg, M. (2012). Educação e burocracia. Editora Unesp.
Vieira Pinto, A. (1960). Consciência e realidade nacional. ISEB.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 103 PDF downloads: 52