Plataformas Educacionais para o Ensino de Matemática no Paraná: Matific e Khan Academy
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.680Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação de Professores, Plataformas educacionais, Representação, ApropriaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa é compreender as representações e apropriações dos professores a respeito de duas plataformas educacionais, Matific e Khan Academy, utilizadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) para ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de análise de dados coletados no website da SEED-PR, observação participante e questionário, aplicado a 11 professores. O aporte teórico foi a História Cultural e os conceitos norteadores foram o de cultura escolar (JULIA, 2001), apropriação e representação (CHARTIER, 1990). Os resultados indicam que os estudantes estão engajados com as plataformas educacionais e que 90,9% dos professores veem vantagens no uso delas. Dentre os professores, 45,5% deles jamais tinham usado plataformas educacionais em suas aulas e 90,9% continuariam usando-as mesmo sem ter metas a serem alcançadas. O estudo concluiu que as representações da mantenedora foram apropriadas à cultura escolar, trazendo transformações que tendem a permanecer. Por fim, o estudo sinaliza que há lacunas na formação continuada em serviço e que para além dos professores, é necessário engajar os pedagogos nestas novas propostas, pois são eles os formadores dentro dos colégios.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Plataformas Educacionais. Representação. Apropriação.
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Referências
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