O ENSINO DE FRAÇÕES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matem´ática, Saberes profissionais dos Professores, Ensino de Frações, Escola Nova

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, UNIFACEAR e Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutora em Educação. Professora e coordenadora de cursos na UNIFACEAR. Professora-pedagoga na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Alexsandra Camara, Colégio Rosário de Curitiba

Doutora em Educação (PUC-PR). Coordenadora de Matemática do Colégio Rosário de Curitiba, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (PUCP-PR). Docente da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

Referências

Aguayo, A. M. (1935). Didática da Escola Nova. São Paulo: Companhia editora nacional. Retirado em 21 de fevereiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427.

Albuquerque, I. (1951). Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro: Conquista. Retirado em 23 de fevereiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314

Chartier, R. (1990). A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Felisberto, L. G. S. (2019a) O ensino de Aritmética em manuais pedagógicos: princípios vulgarizados na Escola Nova. Zetetiké. Retirado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654263

Felisberto, L. G. S. (2019b). A Pedagogia da Escola Nova e a concepção de concreto: o ensino dos saberes elementares matemáticos no Paraná (1920-1960). (Tese de Doutorado em Educação).Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba. Recuperado de https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//000073/00007337.pdf.

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física.

Novaes, B. W. D.; Berticelli, D. G. D. & Pinto, N. B. (2020). Guidelines on the use of teaching materials for teaching fractions in the brazilian primary course (1930-1970). Pedagogical Research. Recuperado de https://doi.org/10.29333/pr/8221

Rabelo, R. S. (2016). Destinos e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920 – 1960). (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/164112

Rezende, A. M. S. (2016) Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960). (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. Sergipe. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169135

Santos, I. B. (2006). Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Recuperado de http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=31654

Silva, M. R. I. S. (2016). As orientações para o ensino de Cálculo no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1937): A nova metodologia da Aritmética de Thorndike. Anais do 14º Seminário Temático - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (18901970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?. Natal: Universidade Federal Rio Grande do Norte, Retirado em 15 de fevereiro, 2021, de: http://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2016/05/SILVAM_T2_VF.pdf

Thorndike, E. L. (1936). A nova metodologia da Aritmética. Porto Alegre: Livraria do Globo. Retirado em 13 de janeiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182564

Valdemarin, V. T. (2010). História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez.

Werneck de Paula, M. F. B. F (2015). Escola nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949). (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. Recuperado de http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/maria_fernanda_batista_faraco_werneck_de_paula.pdf

Downloads

Publicado

2021-05-12

Métricas


Visualizações do artigo: 523     PDF downloads: 414

Como Citar

Felisberto, L. G. dos S., Camara, A., & Berticelli, D. G. D. (2021). O ENSINO DE FRAÇÕES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)