O ENSINO DE FRAÇÕES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matem´ática, Saberes profissionais dos Professores, Ensino de Frações, Escola Nova

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova.

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Biografia do Autor

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, UNIFACEAR e Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutora em Educação. Professora e coordenadora de cursos na UNIFACEAR. Professora-pedagoga na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Alexsandra Camara, Colégio Rosário de Curitiba

Doutora em Educação (PUC-PR). Coordenadora de Matemática do Colégio Rosário de Curitiba, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (PUCP-PR). Docente da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

Referências

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Publicado

2021-05-12

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Como Citar

Felisberto, L. G. dos S., Camara, A., & Berticelli, D. G. D. (2021). O ENSINO DE FRAÇÕES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

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