O ENSINO DE FRAÇÕES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
Palavras-chave:
História da Educação Matem´ática, Saberes profissionais dos Professores, Ensino de Frações, Escola NovaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova.
Downloads
Referências
Aguayo, A. M. (1935). Didática da Escola Nova. São Paulo: Companhia editora nacional. Retirado em 21 de fevereiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427.
Albuquerque, I. (1951). Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro: Conquista. Retirado em 23 de fevereiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314
Chartier, R. (1990). A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Felisberto, L. G. S. (2019a) O ensino de Aritmética em manuais pedagógicos: princípios vulgarizados na Escola Nova. Zetetiké. Retirado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654263
Felisberto, L. G. S. (2019b). A Pedagogia da Escola Nova e a concepção de concreto: o ensino dos saberes elementares matemáticos no Paraná (1920-1960). (Tese de Doutorado em Educação).Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba. Recuperado de https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos//000073/00007337.pdf.
Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física.
Novaes, B. W. D.; Berticelli, D. G. D. & Pinto, N. B. (2020). Guidelines on the use of teaching materials for teaching fractions in the brazilian primary course (1930-1970). Pedagogical Research. Recuperado de https://doi.org/10.29333/pr/8221
Rabelo, R. S. (2016). Destinos e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920 – 1960). (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/164112
Rezende, A. M. S. (2016) Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960). (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. Sergipe. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169135
Santos, I. B. (2006). Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Recuperado de http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=31654
Silva, M. R. I. S. (2016). As orientações para o ensino de Cálculo no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1937): A nova metodologia da Aritmética de Thorndike. Anais do 14º Seminário Temático - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (18901970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?. Natal: Universidade Federal Rio Grande do Norte, Retirado em 15 de fevereiro, 2021, de: http://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2016/05/SILVAM_T2_VF.pdf
Thorndike, E. L. (1936). A nova metodologia da Aritmética. Porto Alegre: Livraria do Globo. Retirado em 13 de janeiro, 2021, de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182564
Valdemarin, V. T. (2010). História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez.
Werneck de Paula, M. F. B. F (2015). Escola nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949). (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. Recuperado de http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/maria_fernanda_batista_faraco_werneck_de_paula.pdf
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 523 PDF downloads: 414