MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática

Autores

  • Elmha Coelho Martins Moura elmha.moura@unila.edu.br
    Universidade Federal da Integração Latino Americana

Palavras-chave:

Documentos/Monumentos, Ensino de Matemática, Ensino Profissionalizante

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação Matemática. A iniciativa deste texto é resultado de diversas investigações realizadas baseando-se em monumentos e, assim, a discussão da temática desenvolveu-se sobre dois trabalhos referentes ao ensino da Matemática em escolas profissionalizantes federais brasileiras, no início do século XX, escolhidos pelo assunto em comum. O primeiro trata das Escolas de Aprendizes Artífices, no início da República, tendo como fonte de pesquisa a Estátua Equestre de D. Pedro I; o outro trabalho diz respeito à Escola Técnica Nacional, baseou-se no Monumento da Juventude Brasileira, cujas esculturas estão na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta é uma pesquisa alicerçada nos conceitos da História Cultural, com uso do conceito de Documentos/Monumentos. O texto evidencia o uso de monumentos arquitetônicos, dotados de elementos históricos, necessários para a construção de contexto histórico e político de um ensino de Matemática, em escolas profissionalizantes.

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Biografia do Autor

Elmha Coelho Martins Moura, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Docente da Universidade Federal da Integração Latino Americana. 

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Publicado

2018-12-25

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Como Citar

Moura, E. C. M. (2018). MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: Uma Fonte de Pesquisa em História da Educação Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/242

Edição

Seção

Artigos