CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT

Autores

  • Elmha Coelho Martins Moura elmhac@yahoo.com.br
    Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Marcos Vieira Teixeira marti@rc.unesp.br
    UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

Disciplina de Matemática, Disciplina de Desenho, Ensino Industrial, Educação Matemática

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 264     PDF downloads: 87

Como Citar

Moura, E. C. M., & Teixeira, M. V. (2019). CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274

Edição

Seção

Artigos