MEMÓRIAS ESCOLARES DE UMA JOVEM NA DÉCADA DE 1960

Autores

Palavras-chave:

Memórias, Ensino Ginasial, Década de 1960, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, convidamos o leitor a refletir sobre a história e as memórias escolares de uma mulher de 75 anos, que hoje é avó. Natural do Rio Grande do Sul, cursou o ensino ginasial nos anos 1960, em um colégio salvatoriano de Santa Catarina. Essa senhora compartilha suas lembranças do período escolar ao longo do ginásio, etapa escolar de difícil ingresso e de frequência para muitos estudantes, época em que poucas mulheres eram incentivadas a estudar e período no qual a ditadura militar se instalou no Brasil, dificultando a continuidade dos seus estudos. Com o objetivo de compreender como eram as aulas, a escola e como foi o percurso escolar, realizamos uma entrevista semiestruturada em abril de 2021. A partir dessa entrevista e de estudos já publicados sobre o ensino secundário nos anos 1960, pretendemos nos aproximar da Matemática escolar da época e também das disciplinas de Economia Doméstica e Trabalhos Manuais, que tiveram grande impacto na carreira profissional da nossa entrevistada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Vitória Machado da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestranda em Ensino de Matemática na UFRGS.

Hérika Nalú Alencastro Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição (s.d.). Acesso em 27 de ago de 2021, Recuperado de Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição: https://www.redesalvatoriana.org.br/imaculada/institucional/historia/#lg=98&slide=5

D'Ambrosio, U. (2005). Armadilha da Mesmice em Educação Matemática. Bolema, 18(24), 95-109. Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500

Franzoi, N. L. (2006). Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: UFRGS Editora.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetike, 3(4), 1-38. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2012) Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados. - (Coleção Formação de Professores).

Frizzarini, C. R. B. (2018). Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). (Tese em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190602/Tese_Claudia%20Frizzarini_vers%c3%a3o%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gouveia, A. J. & Havighurst, R. J. (1969). Ensino Médio e Desenvolvimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Lima, A. J. A. & Silva Júnior, R. (2016). Panorama da educação brasileira na década de 1960. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora. Recuperado de https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21874

Louro, G. L. (2015). Mulheres na Sala de Aula. In.: Priore, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 10.ed., 2015. p. 443-481

Nunes, C. (2000). O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pY5CvzLSCLPRNy7XpZ7x6WR/?lang=pt&format=pdf

Oliveira, A. C. M. (2006). Economia doméstica: origem, desenvolvimento e campo de atuação profissional. Vértices. 8(1), 77-88. Recuperado de https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/bitstream/123456789/393/1/Economia%20dom%C3%A9stica_origem_desenvolvimento%20e%20campo%20de%20atua%C3%A7%C3%A3o.pdf

Pereira Filho, S. F. (2008). Promessas: contrato individual e social com seres superiores. VI Congresso Português de Sociologia, 1-7. Universidade Nova de Lisboa. Recuperado de: https://pdfslide.tips/documents/promessas-contrato-individual-e-social-com-seres-as-formas-elementares-da-vida.html

Severo, C. A. (2017) Preparo ao Lar: a disciplina de Economia Doméstica no Ginásio do Colégio Farroupilha (1942- 1961). In: IV EPHIS (Encontro de Pesquisas Histórias da PUCRS), 2017. Anais do IV EPHIS. Porto Alegre: ediPUCRS, 2017. Recuperado de https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/63.pdf

Tassoni, E. C. M. (2008). A dinâmica interativa na sala de Aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. (tese de doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251875/1/Tassoni_ElviraCristinaMartins_D.pdf

Tatto F. & Scapin I. J. (2004). Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, 1-14. Recuperado de http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245

Thomaz, T. C. (1999). Não gostar de matemática: que fenômeno é este? In: Cadernos de Educação (p. 219). Pelotas: UFPEL. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/download/6589/4560#page=187

Vanz, J. & Grando, N. I. (2013). O tema de casa no processo de aprendizagem da matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1-15. Curitiba: XI ENEM. Recuperado de http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1213_308_ID.pdf

Downloads

Publicado

2021-11-09

Métricas


Visualizações do artigo: 387     PDF downloads: 233

Como Citar

da Silva, Érica V. M., & Rodrigues, H. N. A. (2021). MEMÓRIAS ESCOLARES DE UMA JOVEM NA DÉCADA DE 1960. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/433

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática