REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva Dynnikov cmdynnikov@gmail.com
    Universidade de São Paulo / IME/ Mestrado Profissional em Ensino da Matemática

Palavras-chave:

Georg August Büchler, Livro didático, Aritmética

Resumo

Este artigo tem como foco central  a análise da obra Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, cujo primeiro volume foi publicado em 1919, pela editora Melhoramentos, em São Paulo. É objetivo do presente estudo identificar as representações de aritmética que esse autor inseriu nos livros de aritmética que redigiu para o ensino primário. Contempla dados biográficos do autor bem como apresenta um panorama sobre a cultura escolar no seminário de formação de professores em Bensheim, estado de Hessen (Alemanha), no início do século XX. A metodologia de pesquisa documental contempla os livros didáticos por ele escritos sobre a aritmética, em três volumes; Caderno Auxiliar do Arithmetica Elementar vol. I; os documentos originais do Arquivo de Blumenau, que auxiliaram a constituir notas biográficas do autor; artigos de pesquisadores brasileiros que já investigaram sobre esse autor e a obra de Fleck sobre a História dos Seminários de Formação de Professores em Darmstadt. A escolha do livro didático de Büchler, constante do acervo do Repositório da UFSC, representa exemplarmente uma transposição da pedagogia alemã para o Brasil, com ênfase no método intuitivo de Pestalozzi.  Büchler é um dos agentes culturais, que faz uma transferência de saberes matemáticos elementares da Alemanha para o Brasil, no início do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, Universidade de São Paulo / IME/ Mestrado Profissional em Ensino da Matemática

Professora aposentada da UFES, colaboradora do Mestrado em Ensino da Matemática do IME/USP, pesquisa em História da Matemática no Brasil e História da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 827     PDF downloads: 81

Como Citar

Dynnikov, C. M. S. da S. (2016). REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46

Edição

Seção

Artigos