O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920

Autores

Palavras-chave:

Escola Normal, Formação de Professores, Escola Nova, Ensino de Matemática

Resumo

A investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Mercedes Rheinheimer, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Lages, Lages, Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Membro do corpo editorial das revistas Brasa: Revista de Arte, Cultura, Educação e Sociedade (2020-atual) e Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

Referências

Aguayo, A. M. (1996). A Didática da Escola Nova. 13 ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Claparède, E. (1973). A Escola sob medida. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.

Cambi, F. (1999). História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNEP (FEU).

Darton, R. (1990). O Beijo de Lamourette - Mídia, cultura e revolução. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras.

Decroly, J. O. (2010). Textos selecionados. In: DUBREUCQ, Francine. Jean-Ovide Decroly. Trad.: Carlos Alberto Vieira Coelho, Jason Ferreira Mafra, Lutgardes Costa Freire, Denise Henrique Mafra. Org.: Jason Ferreira Mafra. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. Coleção Educadores.

Dewey, J. (2007). Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática.

Di Giorgi, C. (1992). Escola nova. 3.ed. São Paulo: Ática.

Fraga, A. S de. (2013). O Estudo e sua materialidade: revista das alunas-mestras da escola complementar/normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ. [online]. v.(17)40, 69-97.

Kilpatrick, W. H. (1978). Educação para uma civilização em mudança. São Paulo: Melhoramentos.

Luca, T. R de. (2005). História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto.

Moraes, M. C. M. de. (2000). Reformas de Ensino, modernização administrada: a experiência de Francisco Campos – anos vinte e trinta. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações.

Saviani, D. (1999). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados.

FONTES

O Estudo. Ano I, n. VI, 1922. Disponível em: Coleção Pessoal Júlio Petersen da Biblioteca Irmão José Otão da PUCRS.

O Estudo. Ano I, n. I, maio de 1922. Disponível em: Coleção Pessoal Júlio Petersen da Biblioteca Irmão José Otão da PUCRS.

O Estudo. Ano III, n. 3, 1925. Disponível em: Coleção Pessoal Júlio Petersen da Biblioteca Irmão José Otão da PUCRS.

O Estudo. n. 1, 1930. Disponível em: Coleção Pessoal Júlio Petersen da Biblioteca Irmão José Otão da PUCRS.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 1479, 26 maio 1909, RS. Modifica o programa do ensino complementar e cria colégios elementares no Estado, 1909. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100092. Acesso em 17/04/2021.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 293     PDF downloads: 167

Como Citar

Rheinheimer, J. M., & Hass da Silva, E. C. (2022). O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–24. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA