OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)

Autores

  • Karina Pavarin karina_pavarin@hotmail.com
    UNIFESP

Palavras-chave:

Problemas de aritmética, Aritmética, Finalidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar o espaço ocupado pelos problemas de aritmética na marcha do ensino de matemática. Para tanto foram analisadas as finalidades de seu emprego em cinco livros didáticos que tiveram suas edições no período de 1890 a 1920 e circularam no período do método intuitivo. Tal método apresentava suas críticas ao método anterior, o tradicional. A análise das obras resultou na categorização de quatro finalidades principais de uso dos problemas de aritmética: explorar, instruir, aplicar e verificar, constatando-se que a díade, instruir e aplicar, foi muito significativa no período. Muito embora explorar e verificar não representassem um padrão em todas as obras, também tiveram uma representatividade importante, uma vez que todas elas juntas caracterizam o novo papel de uso dos problemas de aritmética na marcha do ensino: o papel de ensinar aritmética

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barreto, R. (1912). Serie graduada. Recuperado de :http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100346

Bertini, L.de F. (2018a). Problemas de aritmética na escola primária no final do século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos estudos? JIEEM,11(1), 72-79.

Bertini, L. de F. (2018b). O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940). In Anais do 4.º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

Bertini, L. de F., &Valente, W. R. (Org.). (2018) Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física. .

Bittencourt, C. (2008). Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Chartier, R. (1988). A História Cultural: entre práticas e representações (Trad. Maria Manuela Galardo). Difel.

Dordal, R. R. (1891a). Arithmetica Escolar - Exercícios e problemas para Escolas primárias, famílias e collegios (1. Caderno). Recuperado de: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1774.

Dordal, R. R. (1891c). Arithmetica Escolar - Exercícios e problemas para Escolas primárias, famílias e collegios (3. caderno). Recuperado de: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1786.

Oliveira, M. A. (2017). A aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). (Tese de Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo. Recuperado de: http://repositorio.unsp.br/handle/11600/50818.

Tolosa, B. M. (192?). Caderno de Problemas Arithmeticos para o 2º anno preliminar de accordo com os programas officiaes. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168796.

Trajano, A. (1895). Arithmetica Primaria (12. ed). Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104083.

Valente, W. R. (2018, maio/jun.). Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, 20(3), 377-385.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Métricas


Visualizações do artigo: 228     PDF downloads: 194

Como Citar

Pavarin, K. (2022). OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920). Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/502

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA