INDICATIVOS DE SABERES PARA ENSINAR A AVALIAR O ERRO NO CONTEXTO DAS OPERAÇÕES E PROBLEMAS ARITMÉTICOS
Palavras-chave:
Avaliação, Erro, Saberes para ensinarResumo
Historicamente, a centralidade na concepção de examinar, ensejou orientações aos/às professores/as em relação a como lidar com o erro na perspectiva de que fossem identificados e eliminados, tornando seu efeito nulo pela não atribuição de pontuação ou mesmo punição. Contudo, localizou-se em manuais pedagógicos, principal fonte documental que serviu de base às análises que se apresentam neste artigo, orientações que sugerem indícios de mudanças de concepções tanto em relação ao erro, quanto às concepções de examinar e avaliar. Nessa direção, indaga-se: em que estavam ancoradas tais orientações em termos de concepções/referências/vagas pedagógicas? Afinal, como o erro foi sendo abordado em termos de saber, não saber e ainda não saber, em orientações aos/às professores/as, como indicativos de saberes para ensinar a avaliar? Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é identificar as orientações presentes em manuais pedagógicos acerca de como os/as professores/as deveriam avaliar, analisando-as como indicativos de saberes para ensinar a avaliar, tendo como foco os modos de conceber e lidar com os erros. Deste modo, as análises consideram o que se veiculou nos manuais pedagógicos, em termos de orientações para a abordagem do erro, na perspectiva de sua (in)validação ou entendimento de sua (im)potência no âmbito do ensinar, aprender e avaliar.
Downloads
Referências
Albuquerque, I. (1954). Metodologia da Matemática: Orientação detalhada e sugestões práticas acerca de todos os pontos do programa do curso primário. 2 ed. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159572
Almenara, G. V. R.; Rodrigues, R. B. (2018). Pesquisa científica: tipologias predominantes. In: Lima, P. G; Pereira, M. C. (Org.). Pesquisa científica em ciências humanas: uma introdução aos fundamentos e eixos procedimentais. Navegando Publicações, p. 115-129.
Barbosa, R. M. (1966). Matemática, metodologia e complementos para professores primários: metodologia da aritmética. 1 ed. (3v.il) São Paulo: L. P. M. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159302
Berticelli, D. D; Felisberto, L. G. S; Pinto, N. B. (2022). Uma matemática a ensinar, 1920-1960. In: Valente, W. R.; Bertini, L. F. (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. Coleção Educação & Saúde, p. 123-151. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63803
Bertini, L. F.; Morais, R. S., & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física Editorial.
Catani, D. B. (2017). História das práticas de avaliação no Brasil: provas, exames e testes ou a longa provação dos alunos rumo à distinção ou ao triunfo escolar. Currículo sem Fronteiras, 17 (1), 8-14. http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v17.html
Catani, D. B.; Silva, V. B. (2010). Manuais pedagógicos. In: Oliveira, D. A.; Duarte, A.M.C.;
Vieira, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. https://gestrado.net.br/verbetes/manuais-pedagógicos
Catani, D. B. (2012). Projeto de pesquisa História das Práticas de Avaliação no Brasil. CNPq.
Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil.
De La Torre, S. (2007) Aprender com os Erros: o Erro Como Estratégia de Mudança. Porto Alegre: Artmed.
Esteban, M. T. (2001). O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A.
Fernandes, D. (2004). Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora da UNESP.
Fontoura, A. A. (1961). Metodologia do ensino primário. 6 ed. Rio de Janeiro: Aurora. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159588.
Fontoura, A. A. (1964). Manual de testes. 2 ed. Rio de Janeiro: Aurora. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187095
Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). Editora da Física.
Luckesi, C. C. (2018). Avaliação em Educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez.
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez.
Milanez, N. C. (2020). A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para Professores Primários, de Ruy Madsen Barbosa: Um Estudo. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191909/milanez_nc_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Proença, A. F. (1930). Erros no Ensino de Aritmética. Revista de Educação, São Paulo, XI (2), 207-212. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99723
Souza, N. A.; Sibila, M. C. C.; Correia, L. C. (2013). Do erro como fracasso ao erro como possibilidade de superação de dificuldades. Imagens da Educação, v. 3 (3), p. 51-61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21959
Ragazzini, D. (2001). Para quem e o que testemunham as fontes da História da educação. Educar em Revista, (18), 13-28. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32815/20799
Vasconcelos, F. (1933). Como se ensina a aritmética: didáctica. 1ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1933. (Biblioteca de Cultura Pedagógica). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168782
Valente, W. R.; Ferreira, J. S. (2021). Como se ensina Aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos. https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/60960
Villas Boas, B. et al. (2022). Avaliação das aprendizagens em livros: 1960 a 2020. Curitiba: CRV, 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 228 PDF downloads: 131