ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Cristina Araújo de Oliveira mcrisoliveira6@gmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Profissionalidade, Geometria, Matemática moderna, Legislação, Manuais pedagógicos

Resumo

O artigo analisa elementos de profissionalidade para o ensino de Geometria numa perspectiva moderna, veiculada com o Movimento da Matemática Moderna. Tais elementos foram identificados em documentos oficiais e manuais pedagógicos pertencentes ao acervo de uma professora que atuou em escolas primárias e na Escola Normal na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, nas décadas de 1960 e 1970. Os elementos de profissionalidade correspondem aos saberes racionalizados sobre o ensino de Geometria que levam em conta os conteúdos, a adequação dos mesmos aos alunos em cada série – nível de escolaridade, os métodos para aprendizagem, os materiais indicados, entre outros aspectos, dispostos nos textos analisados. O exame dos programas para o ensino primário em nível estadual e local e da Coleção Curso Completo de Matemática Moderna permitiu construir uma representação da profissionalidade para o ensino de uma Geometria moderna que se mostra herdeira de propostas veiculadas desde o início do século XX, cuja ênfase era a identificação e caracterização das formas planas e sólidas. Revestida de uma roupagem nova, pontualmente utilizada – linguagem de conjuntos, ênfase na linguagem, noções topológicas, a Geometria “antiga” foi revisitada e garantida, em grande medida, por uma certa tradição que permite estabilizar o ensino dos saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 373     PDF downloads: 78

Como Citar

de Oliveira, M. C. A. (2016). ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE PARA UMA GEOMETRIA MODERNA: NORMATIVAS OFICIAIS E MANUAIS PEDAGÓGICOS COMO REFERENCIAIS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/58

Edição

Seção

Artigos