A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Elenir Terezinha Paluch Soares epaluch5@gmail.com
    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ - SEED/PR

Palavras-chave:

Sistema de Numeração Decimal, Zoltan Paul Dienes, Livro didático, Década de 1960

Resumo

O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior.

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Biografia do Autor

Elenir Terezinha Paluch Soares, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ - SEED/PR

Mestra e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR.

Professora do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR

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Publicado

2016-05-15

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Como Citar

Soares, E. T. P. (2016). A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60

Edição

Seção

Artigos