UMA ENCENAÇÃO TERAPÊUTICA DA TERAPIA WITTGENSTEINIANA NA CONDUÇÃO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS

Autores

  • Antonio Miguel miguel37.unicamp@gmail.com
    UNICAMP

Palavras-chave:

Educação matemática, Historiografia, Metodologia da pesquisa, Terapia gramatical desconstrucionista, Ludwig Wittgenstein

Resumo

O foco deste artigo incide sobre o problema metodológico relativo à produção de investigações historiográficas no âmbito acadêmico. Mais especificamente, é nosso propósito caracterizar o que temos denominado uma atitude terapêutico-gramatical desconstrucionista na condução de pesquisas acadêmicas em (historiografia) da educação (matemática), com base na investigação da questão acerca de com o que poderia se assemelhar uma historiografia da educação matemática – ou simplesmente, uma historiografia - que fosse inspirada no pensamento do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, sobretudo, no seu próprio modo de praticar a filosofia terapeuticamente.

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Biografia do Autor

Antonio Miguel, UNICAMP

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, SP

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Publicado

2015-11-02

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Como Citar

Miguel, A. (2015). UMA ENCENAÇÃO TERAPÊUTICA DA TERAPIA WITTGENSTEINIANA NA CONDUÇÃO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS. Revista De História Da Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/15

Edição

Seção

Artigos