COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Comenius, Ensino da Matemática, Método intuitivo, Apropriação

Resumo

Neste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presenteNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presente.

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Biografia do Autor

Wojciech Andrzej Kulesza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Wojciech Andrzej Kulesza é graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). pós-doutorado na Auburn University (1995/6) e Universidade Federal de Minas Gerais (2014/5). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade(GPCES) da UFPB e do Centro de Pesquisa em História da Educação(GEPHE) da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições escolares, formação de professores, história da educação e ensino de ciências e matemática.

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Publicado

2020-05-19

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Como Citar

Kulesza, W. A. (2020). COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300

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Artigos