A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: do século XIX à BNCC
Resumo
Downloads
Referências
ADELINO, P.R. (2014). O que ensinar primeiro: frações ou números decimais? In: Anais da Anped Sudeste. Recuperado de: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/paularesende-adelino.pdf
CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p. 77-229.
JULIA, D. (2001). A Cultura Escolar como objeto histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan./jun.
Morais, R.S., Bertini, F. & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.
MOTTA, A. F. (1859). Pequeno Curso de Arithmetica para uso das escolas primárias. Rio de Janeiro: Garnier Editor. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100350
OLIVEIRA, M. A. (2017) A aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). (Tese Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178956
PINHEIRO, N.V.L. (2017). A aritmética sob medida a matemática em tempos da pedagogia científica. (Tese Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179942
SOUZA LOBO, J.T. (1930). Primeira Arithmetica para Meninos. Porto Alegre: Edições da Livraria O Globo, 39ª. ed. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100100
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 753 PDF downloads: 363