A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978)
Palavras-chave:
Ensino de frações. Matemática. Anos Iniciais. Matemática Moderna. História da MatemáticaResumo
Em meados do século XX um importante movimento de renovação do ensino da Matemática se desenvolveu mundialmente, influenciando o ensino de Matemática em todos os níveis, bem como a produção didática para esse ensino. Considerando a importância dos livros didáticos como fonte para a escrita da história das matérias e disciplinas escolares, esse texto apresenta um estudo sobre as transformações decorrentes do Movimento da Matemática Moderna (MMM), que geraram diferentes abordagens para o ensino de frações, em obras voltadas ao 4º ano/4º série, de três coleções de livros didáticos produzidas no Rio Grande do Sul, para o ensino primário, nas décadas de 1960-1970: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente (em duas versões). O estudo, de cunho histórico, privilegiou a análise documental de três volumes das coleções citadas e adota como referencial teórico-metodológico a História Cultural. Tem por principal objetivo analisar a matemática do ensino de frações presente nos livros, a partir das categorias propostas por Morais, Bertini e Valente (2021). Verificou-se que a matemática do ensino de frações teve sua abordagem modificada nos três livros analisados, em função da introdução de um novo conteúdo, decorrente do MMM, a Teoria dos Conjuntos que modificou parcialmente a abordagem do livro da coleção Estrada Iluminada para a primeira versão da Coleção Nossa Terra Nossa Gente e profundamente a proposta da segunda versão dessa coleção.
Downloads
Referências
Batista, A.A.G. (2009). O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, A.A.G; GALVÃO, A.M.O. (Org.). Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história (pp. 41-73). Campinas: Mercado de Letras.
Bittencourt, C.M. (1998). Livros didáticos: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT. C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, p. 69-90.
Cellard, A. (2008). A análise documental. In: POUPART, J. (org.) et all. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 295-316.
Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 77-229.
Choppin, A. (2002). O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação. Pelotas, n. 11, abril, 5-24.
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, set/dez, 549-566.
Facin, H. P. e Peres, E. (2006). O caderno de planos da professora Nelly Cunha (1941-1946): vestígios da escola nova no Rio Grande do Sul. In: Anais IV Congresso Brasileiro de História da Educação, p. 01-09.
Facin, H. P. (2008). Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999). Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas.
Leme da Silva, M. C. et al. (2017). A Matemática os primeiros anos de ensino e a circulação do método intuitivo nos livros didáticos. In: MENDES, I. e VALENTE, W. (Org.). A Matemática dos Manuais Escolares: Curso primário, 1890 – 1970 (pp. 69-108). São Paulo: Livraria da Física Editora.
Morais, R.S., Bertini, F. & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.
Peres, E. (2006). Desenvolvimento do projeto de pesquisa Cartilhas Escolares em Pelotas (RS): organização do trabalho, fontes e questões de investigação. In: FRADE, I.C. e MACIEL, F.I. (orgs). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT - Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 117-144.
Peres, E. (2006b). Aspectos da produção didática da professora Cecy Cordeiro Thofehrn. In: FRADE, I.C. e MACIEL, F.I. (orgs). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT - Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 171-190.
Pfromm Netto, S.; Rosamilha, N. e Dib, C. Z. (1974). O livro na Educação. Rio de Janeiro: Primor/INL.
Porto Alegre, Câmara Municipal. Exposição de Motivos, Processo 639, 07/08/1972.
Poupart, J. (org.). (2008). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes.
Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (1961). Estrada Iluminada – Canto da Minha Terra (4º ano primário). São Paulo: Editora do Brasil, 14ed.
Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (s.d.). Nossa Terra Nossa Gente (4º ano). São Paulo: Editora do Brasil, s/ed.
Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (s.d.). Nossa Terra Nossa Gente (4ª série). São Paulo: Editora do Brasil, 35ed.
Valente, W. (2009). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Revista Zetetiké, Cempem, FE/ Unicamp, v. 16, n. 30, p. 149-172, jul/dez.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 357 PDF downloads: 26