A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de frações. Matemática. Anos Iniciais. Matemática Moderna. História da Matemática

Resumo

Em meados do século XX um importante movimento de renovação do ensino da Matemática se desenvolveu mundialmente, influenciando o ensino de Matemática em todos os níveis, bem como a produção didática para esse ensino. Considerando a importância dos livros didáticos como fonte para a escrita da história das matérias e disciplinas escolares, esse texto apresenta um estudo sobre as transformações decorrentes do Movimento da Matemática Moderna (MMM), que geraram diferentes abordagens para o ensino de frações, em obras voltadas ao 4º ano/4º série, de três coleções de livros didáticos produzidas no Rio Grande do Sul, para o ensino primário, nas décadas de 1960-1970: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente (em duas versões). O estudo, de cunho histórico, privilegiou a análise documental de três volumes das coleções citadas e adota como referencial teórico-metodológico a História Cultural. Tem por principal objetivo analisar a matemática do ensino de frações presente nos livros, a partir das categorias propostas por Morais, Bertini e Valente (2021). Verificou-se que a matemática do ensino de frações teve sua abordagem modificada nos três livros analisados, em função da introdução de um novo conteúdo, decorrente do MMM, a Teoria dos Conjuntos que modificou parcialmente a abordagem do livro da coleção Estrada Iluminada para a primeira versão da Coleção Nossa Terra Nossa Gente e profundamente a proposta da segunda versão dessa coleção.

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Biografia do Autor

Antonio Mauricio Medeiros Alves, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2021-08-06

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Como Citar

Alves, A. M. M. (2021). A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/410

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais