A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de frações. Matemática. Anos Iniciais. Matemática Moderna. História da Matemática

Resumo

Em meados do século XX um importante movimento de renovação do ensino da Matemática se desenvolveu mundialmente, influenciando o ensino de Matemática em todos os níveis, bem como a produção didática para esse ensino. Considerando a importância dos livros didáticos como fonte para a escrita da história das matérias e disciplinas escolares, esse texto apresenta um estudo sobre as transformações decorrentes do Movimento da Matemática Moderna (MMM), que geraram diferentes abordagens para o ensino de frações, em obras voltadas ao 4º ano/4º série, de três coleções de livros didáticos produzidas no Rio Grande do Sul, para o ensino primário, nas décadas de 1960-1970: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente (em duas versões). O estudo, de cunho histórico, privilegiou a análise documental de três volumes das coleções citadas e adota como referencial teórico-metodológico a História Cultural. Tem por principal objetivo analisar a matemática do ensino de frações presente nos livros, a partir das categorias propostas por Morais, Bertini e Valente (2021). Verificou-se que a matemática do ensino de frações teve sua abordagem modificada nos três livros analisados, em função da introdução de um novo conteúdo, decorrente do MMM, a Teoria dos Conjuntos que modificou parcialmente a abordagem do livro da coleção Estrada Iluminada para a primeira versão da Coleção Nossa Terra Nossa Gente e profundamente a proposta da segunda versão dessa coleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mauricio Medeiros Alves, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas

Referências

Batista, A.A.G. (2009). O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, A.A.G; GALVÃO, A.M.O. (Org.). Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história (pp. 41-73). Campinas: Mercado de Letras.

Bittencourt, C.M. (1998). Livros didáticos: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT. C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, p. 69-90.

Cellard, A. (2008). A análise documental. In: POUPART, J. (org.) et all. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 295-316.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 77-229.

Choppin, A. (2002). O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação. Pelotas, n. 11, abril, 5-24.

Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, set/dez, 549-566.

Facin, H. P. e Peres, E. (2006). O caderno de planos da professora Nelly Cunha (1941-1946): vestígios da escola nova no Rio Grande do Sul. In: Anais IV Congresso Brasileiro de História da Educação, p. 01-09.

Facin, H. P. (2008). Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999). Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas.

Leme da Silva, M. C. et al. (2017). A Matemática os primeiros anos de ensino e a circulação do método intuitivo nos livros didáticos. In: MENDES, I. e VALENTE, W. (Org.). A Matemática dos Manuais Escolares: Curso primário, 1890 – 1970 (pp. 69-108). São Paulo: Livraria da Física Editora.

Morais, R.S., Bertini, F. & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.

Peres, E. (2006). Desenvolvimento do projeto de pesquisa Cartilhas Escolares em Pelotas (RS): organização do trabalho, fontes e questões de investigação. In: FRADE, I.C. e MACIEL, F.I. (orgs). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT - Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 117-144.

Peres, E. (2006b). Aspectos da produção didática da professora Cecy Cordeiro Thofehrn. In: FRADE, I.C. e MACIEL, F.I. (orgs). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT - Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 171-190.

Pfromm Netto, S.; Rosamilha, N. e Dib, C. Z. (1974). O livro na Educação. Rio de Janeiro: Primor/INL.

Porto Alegre, Câmara Municipal. Exposição de Motivos, Processo 639, 07/08/1972.

Poupart, J. (org.). (2008). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes.

Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (1961). Estrada Iluminada – Canto da Minha Terra (4º ano primário). São Paulo: Editora do Brasil, 14ed.

Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (s.d.). Nossa Terra Nossa Gente (4º ano). São Paulo: Editora do Brasil, s/ed.

Thofehrn, C. C.; Cunha, N. (s.d.). Nossa Terra Nossa Gente (4ª série). São Paulo: Editora do Brasil, 35ed.

Valente, W. (2009). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Revista Zetetiké, Cempem, FE/ Unicamp, v. 16, n. 30, p. 149-172, jul/dez.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 312     PDF downloads: 155

Como Citar

Alves, A. M. M. (2021). A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/410

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais