Matemática Escolar na União Soviética e Educação Matemática na Rússia Atual

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.717

Palavras-chave:

Educação Matemática Escolar, Abordagem pragmática, Matemática, Reformas da educação

Resumo

Esta pesquisa analisa o desenvolvimento da Educação Matemática escolar na Rússia. Também, examina as mudanças ocorridas ao longo do século passado, com uma ênfase especial na reforma dos anos 1970. Os autores concluem que a escola está em constante procura de um compromisso (Observação. da tradutora: entre a quantidade de conteúdo e qualidade de aprendizagem), e que uma abordagem pragmática na seleção de conteúdos de matemática para integrarem o currículo vem sendo utilizada nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Tatyana Valerianovna Dobudko, Volga Region State Academy for Social Sciences and Humanities

Doutora em Ciências da Educação na Rússia. É professora e chefe do subdepartamento de Ciências da Computação, Matemática Aplicada e Métodos de Ensino. Está vinculada a Samara State University of Social Science and Education. (Rússia). E-mail: dom-hors@mail.ru

Irina Victorovna Tiujuna, Samara State Transport University

Doutora em Pedagogia na Rússia. É professora adjunta do subdepartamento de Ciências da Computação, Matemática Aplicada e Métodos de Ensino. Está vinculada Samara State Transport University.  (Rússia). E-mail: dojdlivaia@bk.ru

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Pedagogia pela Universitat Bielefeld (UB, Alemanha). Professora colaboradora no Programa Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Centro. Endereço para correspondência: Rua Gomes Carneiro, 01 –Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP: 96010-610. E-mail: cmdynnikov@gmail.com.

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Publicado

2025-03-26

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Como Citar

Dobudko, T. V., Tiujuna, I. V., & Silva da Silva, C. M. (2025). Matemática Escolar na União Soviética e Educação Matemática na Rússia Atual. Revista De História Da Educação Matemática, 11, 1–12. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.717

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