HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: no livro de memórias de uma professora paulista

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes mlauramgomes@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História da formação de professores que ensinam matemática, Escrita memorialística, Memórias da professora Felicidade Arroyo Nucci

Resumo

Neste artigo, focaliza-se a história da formação de professores que ensinam matemática por meio do livro de memórias da professora paulista Felicidade Arroyo Nucci, que atuou no estado de São Paulo como docente e diretora de 1933 a 1964. Entende-se a formação de professores como um processo contínuo que ultrapassa a educação acadêmica em sentido estrito, e que abrange a vida pessoal, a habilitação inicial e o trajeto profissional dos docentes. Destacam-se a autora e seu livro, com o uso de algumas passagens referentes ao ensino de matemática e a outros aspectos da vida profissional da professora. A partir desses trechos, aborda-se a história da formação de professores que ensinam matemática como uma história no feminino, entre a Igreja Católica e o Estado, e também como uma história de práticas escolares percebidas como práticas culturais.  As reflexões finais são compostas de considerações teórico-metodológicas sobre o uso da escrita memorialística em investigações em História da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

Downloads

Publicado

2016-12-17

Métricas


Visualizações do artigo: 569     PDF downloads: 133

Como Citar

Magalhães Gomes, M. L. (2016). HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: no livro de memórias de uma professora paulista. Revista De História Da Educação Matemática, 2(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/107

Edição

Seção

Artigos