HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: no livro de memórias de uma professora paulista

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes mlauramgomes@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História da formação de professores que ensinam matemática, Escrita memorialística, Memórias da professora Felicidade Arroyo Nucci

Resumo

Neste artigo, focaliza-se a história da formação de professores que ensinam matemática por meio do livro de memórias da professora paulista Felicidade Arroyo Nucci, que atuou no estado de São Paulo como docente e diretora de 1933 a 1964. Entende-se a formação de professores como um processo contínuo que ultrapassa a educação acadêmica em sentido estrito, e que abrange a vida pessoal, a habilitação inicial e o trajeto profissional dos docentes. Destacam-se a autora e seu livro, com o uso de algumas passagens referentes ao ensino de matemática e a outros aspectos da vida profissional da professora. A partir desses trechos, aborda-se a história da formação de professores que ensinam matemática como uma história no feminino, entre a Igreja Católica e o Estado, e também como uma história de práticas escolares percebidas como práticas culturais.  As reflexões finais são compostas de considerações teórico-metodológicas sobre o uso da escrita memorialística em investigações em História da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

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Publicado

2016-12-17

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Como Citar

Magalhães Gomes, M. L. (2016). HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: no livro de memórias de uma professora paulista. Revista De História Da Educação Matemática, 2(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/107

Edição

Seção

Artigos