MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)

Autores

Palavras-chave:

Memórias de professoras, Ensino e aprendizagem da aritmética, Reforma Francisco Campos

Resumo

Este artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética.   Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação.  Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Aparecida Britto, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH

Doutora em Educação (UFMG). Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH.

Maria Laura Magalhães Gomes, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Referências

Anônimo (1927). A Escola Antiga e a Escola Moderna. Revista do Ensino, (23), 520-521.

Araújo, L. de. (1935). Um trabalho em duas classes do primeiro ano. Revista do Ensino, (114-115), 173-174.

Anônimo (1933a). As atividades educativas em Minas Gerais. Revista do Ensino, (124), 227.

Anônimo (1936b). As atividades educativas em Minas Gerais. Revista do Ensino, (124), 229.

Azevedo, A. (1933). Trabalho de uma quinta feira realizado em 25 de agosto de 1932. Revista do Ensino, (81), 17-19.

Bahia, M. A. (1935). Um batizado de bonecas. Revista do Ensino, (118), 242-247.

Barros, J. D’A. (2005). A história cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, 9 (1), 125-141.

Biccas, M. de S. (2008). O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argvmentvm.

Biccas, M. de S. (2011). Reforma Francisco Campos: estratégias de formação de professores e modernização da escola mineira (1927-1930). In Miguel, M. E. B.; Vidal, D. G.; & Araújo, J. C. de S. Reformas educacionais: As manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946) (pp.155-176). Uberlândia: Autores Associados, EDUFU.

Bittencourt, I. (1936). Os jogos como meios educativos. Revista do Ensino, (124), 215-225.

Britto, F. A. (2020). As representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Cambi, F. (1999). História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora UNESP (FEU).

Carvalho, C. H.; Neto, W. G.; & Carvalho, L. B. de O. B. de. (2016) O projeto modernizador à mineira: Reformas administrativas e a formação de professores (Minas Gerais, 1906-1930). Hist. Educ. (Online). Porto Alegre, 20 (49), 255-271. Recuperado de https://www.scielo.br/j/heduc/a/NhNymSb4V4VxR5XkSV3jqTx/?lang=pt&format=pdf

Castro, M. A. de. (1933). Nossa experiência. Revista do Ensino, (84), 7-16.

Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

Chartier, R. (1995). “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, 8 (16), 179-192.

Diniz, M. A. (1934). Trechos de um relatório. Revista do Ensino, (104), 75-93.

Faria Filho L. M. de. (2000). Instrução Elementar no século XIX. In Lopes, E. M. T.; Faria Filho, L. M.; & Veiga, C. G. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil (pp.135-150, 2ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Felisberto, L. G. dos S. (2019). O ensino da aritmética em manuais pedagógicos vulgarizados na Escola Nova. Zetetiké, Campinas, (27), 1-11.

Fonseca, N. M. L. (2010). Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: Um estudo sobre a formação e atuação docentes (1912-1932). (Dissertação de mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Leme da Silva, M. C. (Coord.); Trindade, D. de A.; D’Esquivel, M. O., & Oliveira, M. O. A. (2017). Matemática dos primeiros anos de ensino e a circulação do método intuitivo nos livros didáticos. In Mendes, I. A. & Valente, W. R (orgs.). A matemática nos manuais escolares – curso primário, 1890-1970 (pp.11-68). São Paulo: Livraria da Física.

Mignot, A. C. & Cunha, M. T. S. (2003). Entre papéis: a dimensão cotidiana da escola. In Mignot, A. C. & Cunha, M. T. S. (orgs.). Práticas de memória docente (pp. 9-16). São Paulo: Cortez.

Decreto n. 8.094 de 22 dez. 1927 (1928). Aprova os Programas do Ensino Primário. Imprensa Oficial. Belo Horizonte, MG.

Noronha, I. (1933). Plano de aula. Revista do Ensino, (82), 26-29.

Oliveira, M. C. de. (1940). Aula silenciosa. Revista do Ensino, (174-175), 33-36.

Peixoto, A. M. C. (2003). Uma nova era na escola primária mineira. A Reforma Francisco Campos e Mario Casasanta. In Leal, M. C.A; & Pimentel, M. A. L. (orgs.). História e Memória da Escola Nova (pp.75-116). São Paulo: Edições Loyola.

Pesavento, S. J. (2003). História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica.

Prates, M. H. (2000). Escola de Aperfeiçoamento: teoria e prática na formação de professores. In Faria Filho, L. M. de; & Peixoto, A. M. C. (orgs.). Lições de Minas: 70 anos da Secretaria da Educação (pp.66-83). Belo Horizonte: Formato Editorial.

Reis, D. de F. (2014). História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Silva, G. (1933). Rápidas observações diante de uma classe experimental. Revista do Ensino, (82), 24-25.

Souza, R. de C. (2004). Práticas disciplinares na educação mineira: uma leitura das reformas educacionais de 1925 e 1927. In Gouvêa, M. C. S.; & Vago, T. M. Histórias da Educação: histórias de escolarização (pp.135-150). Belo Horizonte: Edições Horta Grande.

Valdemarin. V. T. (2014). O método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In Saviani, D.; Almeida, J. A.; Souza, R. F.; & Valdemarin, V. T. (orgs). O legado educacional do século XIX no Brasil (pp.63-06, 3ª ed.). Campinas: Autores Associados.

Valente. W. R. (2016). A aritmética na escola ontem. In: Valente, W. R. (org.). A aritmética nos primeiros anos escolares: História e perspectivas atuais (pp.10-40). São Paulo: LF Editorial.

Veiga, C. G. (2007). História da Educação. São Paulo: Ática.

Vianna, C. P. (2013). A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In Yannoulas, Silvia Cristina (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações (pp. 159-180). Brasília, DF: Abaré.

Vidal. D. G. (2006). Tecendo história (e recriando memória) da escola primária e da infância no Brasil: Os grupos escolares em foco. In Vidal, D. G. (org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971) (pp.03-14). Campinas, SP: Mercado das Letras.

Vidal. D. G. (2007). Escola nova e processo educativo. In Lopes, E. M.; Faria Filho, L. M.; & Veiga, C. G. (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil (pp.497-515). Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Métricas


Visualizações do artigo: 183     PDF downloads: 113

Como Citar

Britto, F. A., & Magalhães Gomes, M. L. (2021). MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática