MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940)

Autores

Palavras-chave:

Memórias de professoras, Ensino e aprendizagem da aritmética, Reforma Francisco Campos

Resumo

Este artigo focaliza memórias de aulas de aritmética no ensino primário no contexto da implementação da Reforma Francisco Campos mediante o estudo de relatos de professoras. Os relatos, bem como algumas imagens analisadas no texto, foram publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais entre 1933 e 1940. Busca-se interpretar as representações, segundo o historiador francês Roger Chartier, sobre o ensino e aprendizagem da aritmética.   Procura-se, ainda, analisar as possíveis apropriações das professoras em relação ao contexto reformista e às correntes pedagógicas em circulação.  Constata-se, nos relatos e em ilustrações da Revista, a presença de dois tipos principais de representações: as associadas a uma abordagem “renovada” para o ensino da aritmética e as ligadas às práticas e recursos didáticos e metodológicos para o ensino e a aprendizagem da aritmética. Também foi possível concluir que existem aproximações entre as práticas de ensino e aprendizagem da aritmética relatadas pelas professoras e aquelas recomendadas no discurso oficial da Reforma Francisco Campos, tais como o ensino da aritmética conectado com a vida prática, a resolução de problemas com as operações fundamentais contextualizados na realidade dos alunos, a adoção de práticas e princípios escolanovistas, tais como o uso de jogos.

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Biografia do Autor

Flávia Aparecida Britto, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH

Doutora em Educação (UFMG). Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte-UniBH.

Maria Laura Magalhães Gomes, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2021-12-02

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Como Citar

Britto, F. A., & Magalhães Gomes, M. L. (2021). MEMÓRIAS DE AULAS DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1933-1940). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/427

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática