PROFESSORAS QUE ENSINARAM MATEMÁTICA: memórias de Maria da Glória, Botyra e Felicidade

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes mlauramgomes@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Escrita autobiográfica, História da formação de professoras que ensinaram matemática, Memórias das professoras Maria da Glória d’Ávila Arreguy, Botyra Camorim e Felicidade Arroyo Nucci

Resumo

Neste artigo, exploramos os livros de memórias de três professoras brasileiras que ensinaram matemática nos primeiros anos escolares durante a primeira metade do século XX: Maria da Glória d’Ávila Arreguy, Botyra Camorim e Felicidade Arroyo Nucci. Discutimos as perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa com o uso de escritos autobiográficos e em seguida apresentamos as obras memorialísticas das três professoras. Posteriormente, discorremos sobre o que as memórias trazem a respeito do ensino de matemática desenvolvido pelas docentes no contexto da disseminação das propostas pedagógicas geralmente conhecidas sob o nome de Escola Nova. Finalmente, focalizamos, nas memórias das professoras, outros componentes importantes de sua trajetória profissional: os papéis simultâneos de mãe e mestra, sua atuação além da docência nas comunidades em que trabalharam e o papel da religião católica.

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Biografia do Autor

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

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Publicado

2018-05-01

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Como Citar

Magalhães Gomes, M. L. (2018). PROFESSORAS QUE ENSINARAM MATEMÁTICA: memórias de Maria da Glória, Botyra e Felicidade. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/200

Edição

Seção

Artigos