PROFESSORAS QUE ENSINARAM MATEMÁTICA: memórias de Maria da Glória, Botyra e Felicidade
Palavras-chave:
Escrita autobiográfica, História da formação de professoras que ensinaram matemática, Memórias das professoras Maria da Glória d’Ávila Arreguy, Botyra Camorim e Felicidade Arroyo NucciResumo
Neste artigo, exploramos os livros de memórias de três professoras brasileiras que ensinaram matemática nos primeiros anos escolares durante a primeira metade do século XX: Maria da Glória d’Ávila Arreguy, Botyra Camorim e Felicidade Arroyo Nucci. Discutimos as perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa com o uso de escritos autobiográficos e em seguida apresentamos as obras memorialísticas das três professoras. Posteriormente, discorremos sobre o que as memórias trazem a respeito do ensino de matemática desenvolvido pelas docentes no contexto da disseminação das propostas pedagógicas geralmente conhecidas sob o nome de Escola Nova. Finalmente, focalizamos, nas memórias das professoras, outros componentes importantes de sua trajetória profissional: os papéis simultâneos de mãe e mestra, sua atuação além da docência nas comunidades em que trabalharam e o papel da religião católica.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 410 PDF downloads: 118