SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente

Autores

  • Claudia Regina Boen Frizzarini claudiafrizzarini@gmail.com
    UNIFESP
  • Maria Célia Leme da Silva mcelialeme@gmail.com

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Elementar, Programa de ensino, PCN, PNAIC

Resumo

O presente artigo retoma a análise da matéria Formas nos programas paulistas de 1894, 1925 e 1934 apresentada na dissertação de Frizzarini (2014) sob a ótica da concepção dos saberes elementares de Trouvé (2008). Busca-se ainda estabelecer um paralelo com a designação da rubrica forma em tempos atuais, particularmente com a expressão “Espaço e Forma” proposta pelos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o questionamento do uso do termo “Forma” no caderno de formação do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2014). O estudo reitera o caráter dinâmico dos processos de elementarização dos saberes geométricos, apropriando-se e modificando a cultura escolar.

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Publicado

2016-10-10

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Como Citar

Frizzarini, C. R. B., & Silva, M. C. L. da. (2016). SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92