AS PRÁTICAS DO TRABALHO MANUAL E DA GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DO DISTRITO FEDERAL: representações do final do século XIX

Autores

  • Claudia Regina Boen Frizzarini claudiafrizzarini@gmail.com
    UNIFESP
  • Maria Célia Leme da Silva mcelialeme@gmail.com
    UNIFESP - Câmpus Diadema

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Olavo Freire, História Cultural

Resumo

O presente estudo tem como objetivo contextualizar os primeiros anos da matéria escolar Trabalhos Manuais no estado do Rio de Janeiro, Distrito Federal brasileiro no final do século XIX e analisar como as atividades práticas propostas no âmbito dessa matéria se articulam com a matéria Geometria. A análise do programa do ensino primário de 1890 do Distrito Federal é mobilizada conjuntamente com artigos sobre trabalhos manuais publicados na revista Pedagogica, vinculada ao museu pedagógico “Pedagogium” e a produção de livros didáticos. Discute-se ainda, a atuação profissional de Olavo Freire da Silva e sua obra “Primeiras Noções de Geometria Prática”. A investigação indica que as articulações entre os Trabalhos Manuais e os saberes geométricos ocorrem sob uma mão única em que “o fazer” é reservado à matéria Trabalhos Manuais, sem, contudo, ser chamado na Geometria.

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Publicado

2018-12-25

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Como Citar

Frizzarini, C. R. B., & Leme da Silva, M. C. (2018). AS PRÁTICAS DO TRABALHO MANUAL E DA GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DO DISTRITO FEDERAL: representações do final do século XIX. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/231

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