DOCUMENTOS DE PROFESSORES COMO FONTES PARA UMA INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM

Autores

  • Marylucia Cavalcante Silva cavalcanteuema@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Educação Matemática, Arquivo Pessoal, Maria Amabile Mansutti

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar um conjunto de documentos raros e inéditos constituídos como Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti-APMAM. A partir do inventário desses documentos foi possível identificar pareceres, testes, textos, livros, revistas, lições, dentre outros, considerados como férteis para pesquisa. O presente artigo busca destacar ainda a importância do uso de arquivos pessoais de professores de matemática para a História da Educação Matemática. O estudo utiliza as contribuições das pesquisas de Hofstetter, Schneuwly, Valente e Morais e de outros autores fundamentais para situar as categorias teórico-metodológicas do artigo. Nessa interlocução, ao que tudo indica em tempos da nova organização curricular nos anos de 1970, possíveis indicadores apontam Maria Amabile Mansutti – educadora matemática – como expert na elaboração de novas propostas curriculares.

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Biografia do Autor

Marylucia Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Campus Guarulhos. Docente da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

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Publicado

2020-05-19

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Como Citar

Silva, M. C. (2020). DOCUMENTOS DE PROFESSORES COMO FONTES PARA UMA INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/305

Edição

Seção

Artigos