FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, História das disciplinas escolares, Aritmética escolar, Legislação

Resumo

Neste artigo apresento uma descrição e análise de planos de aula de Aritmética, relativamente ao ensino de frações, elaborados por docentes de quatro escolas do Estado de Santa Catarina, nos anos 1941 e 1942. O intuito da investigação foi verificar se as propostas de condução das aulas para o 3º e 4º anos do ensino primário contemplavam os princípios do ensino intuitivo e do escolanovismo e se os planejamentos dos docentes atendiam às prescrições da legislação escolar. Neste sentido, verificar as finalidades de objetivo e as finalidades reais concernentes ao referido tópico. As análises dos planos de aula indicaram que alguns aspectos do ensino intuitivo, do método ativo e das prescrições legislativas eram contemplados, porém outros eram negligenciados.

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Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

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Publicado

2020-09-01

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Como Citar

Zuin, E. de S. L. (2020). FRAÇÕES NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE SANTA CATARINA: um olhar sobre planos de aula da década de 1940. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/343

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino