OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM ELEMENTO DA GRADUAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO PRIMÁRIO: Minas Gerais, Alda Lodi, 1941
Palavras-chave:
História da educação matemática, Alda Lodi, Problemas matemáticos, Matemática do ensino., Programa do Ensino PrimárioResumo
Este artigo explora as orientações de Alda Lodi para o ensino de problemas matemáticos a partir do programa de Aritmética e Geometria voltado para o ensino primário de Minas Gerais, publicado em 1941. Especialista em Metodologia da Aritmética pelo Teachers College da Universidade de Columbia, Lodi foi professora desta disciplina na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Nosso objetivo é demonstrar, a partir da análise deste programa, o modo como Lodi se apropriou de discussões norte-americanas sobre as noções de raciocínio, habilidade e hábito trabalhando com essas questões através do ensino de problemas. Além disso, este texto procura explorar como a capacidade do aluno de resolver problemas é um componente da graduação dos conteúdos a serem ensinados nesse nível escolar. Neste sentido, buscamos oferecer uma contribuição ao debate que analisa o processo em que os problemas matemáticos deixaram de ser apenas “instrumento para o ensino das operações” e passaram a ser também “um saber a ser ensinado”.
Downloads
Referências
Bertini, L. F. (2019). Problemas de Aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses – 1890 a 1936). Bolema, 33(64), 613-634. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a08
Bertini, L., Morais, R. & Valente, W. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.
Caderno de anotações de aula, 1929. Arquivo pessoal de Alda Lodi (APAL). Museu da Escola de Minas Gerais, Biblioteca Bartolomeu de Queiroz.
“Curriculum vitae”, Envelope 39a, Arquivo Pessoal de Alda Lodi (APAL). Museu da Escola de Minas Gerais, Biblioteca Bartolomeu de Queiroz.
“Curso de Aperfeiçoamento para o professorado primário”. Revista do Ensino, 5(44), 43-47, abril 1930. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128283
Fonseca, N. (2010). Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. Dissertação (mestrado em educação), Belo Horizonte: UFMG.
Fonseca, N.; Reis, D.; Gomes, M. L. & Faria Filho, L. (2014). O caderno de uma professora aluna e as propostas para o ensino de Aritmética na Escola Ativa (Minas Gerais, década de 1930). Hist. Educ., 18 (42), 9-35.
Gatti Jr., D. & Guimarães, R. (2019). As reformas educacionais em Minas Gerais: dos ambiciosos ideais formativos em âmbito estadual à preparação para o trabalho nas políticas nacionais (1892-1976). In: Carvalho, C. H.; Faria Filho, L. M. & Gonçalves Neto, W. (Orgs.). História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República (pp. 157-220). Uberlândia/MG: Edufu.
Hofstetter, R. & Valente, W. (2017). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.
Julia, D. A. (2001). Cultura escolar como objeto histórico. RBHE, 1, 9-43.
Minas Gerais (1928a). Decreto n. 7.970A: Regulamento do Ensino Primário. 14 out. 1927. Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4745
Minas Gerais. (1928b). Decreto n. 8094 de 22 de dezembro de 1927. Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4750
Minas Gerais. (1941). Programa em experiência (ensino primário). Belo Horizonte: Imprensa Oficial. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222247
Minas Gerais. (1957). Programa (ensino primário elementar). Belo Horizonte: Imprensa Oficial (2ª ed.). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124732
Morais, R. S. (2018) Experts. Cadernos de trabalho II, volume 6. São Paulo: Livraria da Física.
Prates, M. H. (1989). A introdução oficial do Movimento da Escola Nova no ensino público de Minas Gerais: a Escola de Aperfeiçoamento. Dissertação (mestrado em educação), Belo Horizonte: UFMG.
Pereira, D. (2006). “Que arte entra na escola através do currículo?” Entre o utilitarismo e a possibilidade de emancipação humana pela arte, nos programas de 1928 e 1941, na Escola Nova em Minas Gerais. Dissertação (doutorado em educação), Belo Horizonte: PUC-MG.
Pinheiro, N. (2020). A matemática profissional na formação de professores. HISTEMAT, 6 (2). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347
Rabelo, R. (2016). Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). Tese (doutorado em educação), São Paulo: USP.
Reis, D. (2014). História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). Tese (doutorado em educação), Belo Horizonte: UFMG.
Stanick, G. & Kilpatrick, J. (1989). Perspectivas históricas da resolução de problemas no currículo de matemática. Versão disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/sd/textos/stanic-kilpatrick.pdf
Rocha, A. C. S. M & Valente, W. R. (2020). Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, (15)34, 173-194. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269
Santos, I. B. (2006). Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática. Tese (doutorado em educação), São Paulo: PUC-SP.
Upton, C. B. (s.d.). Standardized Tests in Mathematics for secondary schools. New York: Teachers College. [Exemplar encontrado na Biblioteca pessoal de Alda Lodi depositada no Museu da Escola de Minas Gerais.]
Valente, W. R. (2020). História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, 15(36), 164–74. Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 203 PDF downloads: 121