OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM ELEMENTO DA GRADUAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO PRIMÁRIO: Minas Gerais, Alda Lodi, 1941

Autores

  • Ana Cristina S. M Rocha anasmrocha@gmail.com
    UNIFESP

Palavras-chave:

História da educação matemática, Alda Lodi, Problemas matemáticos, Matemática do ensino., Programa do Ensino Primário

Resumo

Este artigo explora as orientações de Alda Lodi para o ensino de problemas matemáticos a partir do programa de Aritmética e Geometria voltado para o ensino primário de Minas Gerais, publicado em 1941. Especialista em Metodologia da Aritmética pelo Teachers College da Universidade de Columbia, Lodi foi professora desta disciplina na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Nosso objetivo é demonstrar, a partir da análise deste programa, o modo como Lodi se apropriou de discussões norte-americanas sobre as noções de raciocínio, habilidade e hábito trabalhando com essas questões através do ensino de problemas. Além disso, este texto procura explorar como a capacidade do aluno de resolver problemas é um componente da graduação dos conteúdos a serem ensinados nesse nível escolar. Neste sentido, buscamos oferecer uma contribuição ao debate que analisa o processo em que os problemas matemáticos deixaram de ser apenas “instrumento para o ensino das operações” e passaram a ser também “um saber a ser ensinado”.

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Biografia do Autor

Ana Cristina S. M Rocha, UNIFESP

Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos. Bolsa FAPESP, processo n. 2019/04525-7

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Publicado

2021-09-24

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Como Citar

Rocha, A. C. S. M. (2021). OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM ELEMENTO DA GRADUAÇÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO PRIMÁRIO: Minas Gerais, Alda Lodi, 1941. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/402

Edição

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Artigos