CLASSES DE EQUIVALÊNCIA: uma abordagem moderna para o ensino de frações

Autores

Palavras-chave:

Livros didáticos. Classe de equivalência. Números racionais. História da Educação Matemática. Movimento da Matemática Moderna.

Resumo

Analisamos a importância das classes de equivalência no contexto da abordagem de frações em dois livros didáticos de inspiração modernista: um paulista, de autoria de Sangiorgi, Matemática Curso Moderno, e um capixaba, de Merigueti e D’Ávila, intitulado Coleção Matemática Orgânica. Verificamos que a obra publicada em São Paulo apresenta o conceito de fração a partir de diferentes subconstructos como parte todo, medida e classes de equivalências, sendo estas últimas localizadas exclusivamente na seção que trata de equivalência de frações. Já os autores do Espírito Santo apresentam toda a construção dos números racionais via conjuntos, relações e classes de equivalência. Tal subconstructo permeia o capítulo inteiro de números racionais, sem que outra abordagem para frações seja disponibilizada. Enquanto Sangiorgi faz uma transição suave às ideias modernistas, Merigueti e D’Ávila são mais radicais quanto ao ideário metodológico que sugestionava o vislumbre dos objetos matemáticos pelo prisma das estruturas algébricas. Dentre as rupturas e permanências históricas no currículo escolar brasileiro, identificamos a inclusão de estruturas algébricas com o advento do Movimento da Matemática Moderna e sua posterior descontinuação, possivelmente pela inadequação de uma linguagem simbólica e abstrata no ensino fundamental, não compatíveis com a matemática escolar.

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Biografia do Autor

Julia Schaetzle Wrobel, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde trabalha principalmente com formação de professores de matemática. É coordenadora de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). Tem interesse em questões relacionadas à formação de professores que ensinam matemática e à história da educaçao matemática.

Tercio Girelli Kill, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Matemática (2000) - UFES, Mestrado em Educação (Educação Matemática) (2004) - UFES, Doutorado em Educação (Linguagem Matemática) (2010) - UFES e Pós-Doutorado em História da Educação Matemática - UNIFESP - 2013. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Matemática e História da Educação Matemática.

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Publicado

2021-08-14

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Como Citar

Schaetzle Wrobel, J., & Girelli Kill, T. (2021). CLASSES DE EQUIVALÊNCIA: uma abordagem moderna para o ensino de frações. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–27. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/405

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais