MEMÓRIAS DE AULAS DE MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL (1955-1968)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, história oral, Escola Normal, Instituto de Educação Assis Brasil

Resumo

O texto discute a matemática no Curso Normal do Instituto de Educação Assis Brasil, na cidade de Pelotas-RS, ligada à formação de professores primários, no período de 1955 a 1968. A demarcação temporal foi estabelecida em função das pessoas disponíveis para conceder entrevista sobre o tema, sendo 1955 o ano em que a primeira colaboradora ingressou no Curso Normal e 1968 o ano em que se formou a última entrevistada. O trabalho está dividido em três tópicos: o primeiro aborda o contexto do Curso Normal no Estado do Rio Grande do Sul e as mudanças ocorridas no cotidiano escolar durante o período delimitado; o segundo é uma apresentação da metodologia da história oral que foi o suporte teórico-metodológico para a realização das entrevistas e, posteriormente, o diálogo sobre as memórias matemáticas das ex-alunas no Curso Normal do Assis Brasil. Como resultados apontamos para a existência, na memória das entrevistadas, de duas propostas distintas de formação matemática no curso em um curto intervalo temporal: no primeiro período, na década de 1950, as disciplinas de Matemática e Didática da Matemática estão muito relacionadas, a ponto de haver contradições sobre a existência delas de forma distinta; no segundo, década de 60, foi apresentada muito claramente a diferença, recordando elementos mais destacados sobre a Didática da Matemática.

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Biografia do Autor

Vinícius Kercher Silva, Secretaria de Município de Educação de Rio Grande e Centro Universitário Unifacvest.

Professor da Rede Pública, habilitado para Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental pelo Curso Normal, Licenciado em Matemática pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP, Acadêmico do Curso de Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest, Pós-Graduado em Estudos Matemáticos com área de concentração em Educação Matemática e Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Diogo Franco Rios Rios, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Currículo, Cultura e Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História Oral, Memória, Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2021-11-09

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Como Citar

Kercher Silva, V., & Rios, D. F. R. (2021). MEMÓRIAS DE AULAS DE MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL (1955-1968). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/446

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática