A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa

Autores

Palavras-chave:

Autobiografia, narrativas, Trajetória escolar, Educação em Angola

Resumo

Esse artigo consiste em analisar as vivências escolares vinculadas ao ensino-aprendizagem de Matemática de uma estudante do curso de Mestrado em Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. O estudo foi desenvolvido considerando as especificidades do método autobiográfico, tendo as narrativas como instrumento de coleta de informação. São comentados no texto, em especial, aspectos voltados ao processo estudantil da discente, relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática desde o nível básico até a licenciatura. No entanto, foram também demarcados alguns aspectos concernentes à História da Educação em Angola, tais como a implementação tardia do ensino superior na província de Cabinda, a falta de professores com formação específica para alguns cursos e a carência de infraestruturas condignas para o processo ensino-aprendizagem, como resultado do processo do colonialismo e da guerra civil que Angola viveu.

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Biografia do Autor

Ines Baluta, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brasil) e professora do Departamento de Ensino e Investigação de Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda. Cabassango.

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Publicado

2021-12-07

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Como Citar

Baluta, I. (2021). A ESCRITA DE SI: narrativa autobiográfica sobre a trajetória estudantil da estudante Teresa . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/448

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática