BRASIL X PORTUGAL: pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino da história da matemática sobre sequências numéricas recorrentes

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática, Engenharia Didática de Formação, Sequências numéricas

Resumo

O presente trabalho discute um viés histórico-epistemológico e matemático correlacionado a um conjunto de aproximadamente dez sequências numéricas recorrentes definidas como objeto de investigação em pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, no período (2017 – 2022). Com um amplo interesse em proporcionar uma difusão dos resultados de pesquisa amparados pela noção de Engenharia Didática de Formação, sobretudo uma tendência dos estudos que, a partir dos anos 90 dedicaram maior interesse para a formação inicial de professores de Matemática, o trabalho discute vários aspectos e propriedades históricas e matemáticas, segundo um viés evolutivo, que proporciona ao professor em formação inicial, em um curso de Licenciatura em Matemática. Por conseguinte, evidencia um entendimento sobre um processo histórico-evolutivo e não estático do conhecimento matemático, além de compreender o processo de construção de novas definições formais originadas nos trabalhos introduzidos hodiernamente por pesquisadores portugueses e sua correspondente disseminação no ambiente de formação inicial.

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Biografia do Autor

Regis Vieira Alves, IFCE

Doutor em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Professor Titular do Departamento de Matemática e Física IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Paula Maria Machado Cruz Catarino, UTAD

Associate Professor with habilitation

University of Trás-os-Montes and Alto Douro

pcatarin@utad.pt (+351) 259350714

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Publicado

2022-06-23

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Como Citar

Alves, R. V., & Catarino, P. M. M. C. (2022). BRASIL X PORTUGAL: pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino da história da matemática sobre sequências numéricas recorrentes . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–23. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/478

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA