A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970)

Autores

Palavras-chave:

IMEP, Matemática do ensino, Lydia Condé Lamparelli, Maria Amabile Mansutti

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e vinculada ao Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT) de São Paulo, Brasil. Para este artigo, o objetivo foi apresentar uma caracterização da matemática produzida no âmbito da proposta para a Escola Integrada de oito anos no Instituto Municipal de Educação e Pesquisa (IMEP), São Paulo. Como fonte, foram utilizados os Livros do IMEP, volumes I e II, e os planejamentos de aulas das professoras Lydia Condé Lamparelli e Maria Amabile Mansutti, encontrados a partir do exame dos Livros do IMEP. Os conceitos matemática a ensinar, matemática para ensinar e matemática do ensino, e seus elementos constituintes sequência, graduação e exercícios e problemas, orientaram as análises. Tais conceitos são produtos de pesquisas em curso que consideram o saber profissional do professor que ensina matemática como tema central. A pergunta que norteou o artigo interessou por caracterizar a matemática produzida na Escola Integrada de oito anos no IMEP nas décadas de 1960 e 1970.

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Biografia do Autor

Thayane Andressa Santos, UNIFESP

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Referências

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Publicado

2022-09-12

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Como Citar

Santos, T. A. (2022). A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970). Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/507

Edição

Seção

Artigos