A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970)

Autores

Palavras-chave:

IMEP, Matemática do ensino, Lydia Condé Lamparelli, Maria Amabile Mansutti

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e vinculada ao Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT) de São Paulo, Brasil. Para este artigo, o objetivo foi apresentar uma caracterização da matemática produzida no âmbito da proposta para a Escola Integrada de oito anos no Instituto Municipal de Educação e Pesquisa (IMEP), São Paulo. Como fonte, foram utilizados os Livros do IMEP, volumes I e II, e os planejamentos de aulas das professoras Lydia Condé Lamparelli e Maria Amabile Mansutti, encontrados a partir do exame dos Livros do IMEP. Os conceitos matemática a ensinar, matemática para ensinar e matemática do ensino, e seus elementos constituintes sequência, graduação e exercícios e problemas, orientaram as análises. Tais conceitos são produtos de pesquisas em curso que consideram o saber profissional do professor que ensina matemática como tema central. A pergunta que norteou o artigo interessou por caracterizar a matemática produzida na Escola Integrada de oito anos no IMEP nas décadas de 1960 e 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayane Andressa Santos, UNIFESP

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Referências

Amabile Mansutti, M. (2018, ago). Nenhum movimento curricular no Brasil teve força para mudar a prática dos professores em matemática. Cadernos Cenpec,8(1).

Bertini, L. F., & Morais, R. S. (2021). A matemática moderna de ensino de frações na escola de oito anos (décadas de 1960 e 1970). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1-19. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/414/312.

Bertini, L. F., Morais, R. S.& Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. Livraria da Física.

Lamparelli, L. C. (2018). Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida. HISTEMAT: revista de história da educação matemática, ano 4, (2), 263-290.

Morais, R. S., Bertini, L. F. & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. Livraria da Física, 2021.

São Paulo (Município). IMEP - Instituto Municipal de Educação e Pesquisa. Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Paulo. Departamento municipal de ensino. Relatório do Instituto Municipal de Educação e Pesquisas sobre a experiência de uma escola integrada de oito anos (1969-1970). COPED - Centro de Multimeios/Memória Documental. https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/centro-de-multimeios/ .

Valente, W. R. (2012). O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema, 26(44), 1417-1441.

Valente, W. R. (2019, nov.). Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudos da constituição da Matemática para ensinar. Alexandria. Revista da Educação em Ciência e Tecnologia, 12(2),51-63.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Métricas


Visualizações do artigo: 182     PDF downloads: 78

Como Citar

Santos, T. A. (2022). A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970). Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/507

Edição

Seção

Artigos