A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, História da Matemática, Intuição, Ensino, Geometria

Resumo

O presente artigo analisa as implicações didático, pedagógicas, e também epistemológicas, que a noção de intuição exerceu sobre o saber geométrico.   De forma particular, discute-se as possíveis contribuições do intercruzamento dos resultados das pesquisas envolvendo História da Educação Matemática e História da Matemática para compreensão dos saberes que caracterizam o trabalho profissional do professor que ensina geometria. Como referência para as análises desenvolvidas neste artigo tomaremos produções sobre o tema, sobretudo de origem francesas. As análises indicam que a noção da intuição, ora tomada como pressuposto para analisar os processos de elaboração dos mecanismos internos de compreensão daquele que aprende, ora compreendida como uma dimensão do próprio saber disciplinar, parece participar efetivamente da produção dos saberes que caracterizam o ensino de geometria.

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Biografia do Autor

Marcio Oliveira Desquivel, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus de Caetité. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Doutorando em Ciencias pela Unifersidade Federal de São Paulo - UNIFESP

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Publicado

2022-08-22

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Como Citar

Desquivel, M. O. (2022). A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/510

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Seção

Artigos