A FEIRA LIVRE COMO LUGAR DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOCIOCULTURAL: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas - PB

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática., História., Saberes matemáticos., Feira Livre.

Resumo

O trabalho na feira popular é permeado por saberes matemáticos, com os quais o presente trabalho visa colaborar, mesclando esses saberes a outros conhecimentos.  Pretendemos partir de um prisma histórico-cultural, acerca dos saberes matemáticos contidos nesse ambiente popular. O recorte espacial da pesquisa foi a Feira Livre de São José de Piranhas, cidade localizada no alto sertão paraibano, tendo como foco seus sujeitos participantes – feirantes e fregueses –, buscando investigar como esses sujeitos aplicavam conhecimentos matemáticos em suas estratégias de quantificação e aferição de valor. A base teórica da presente pesquisa foram os estudos de Ubiratan D’Ambrósio (1990; 2006; 1008) e Gelsa Knijnik (2012), acerca da Etnomatemática; Michel de Certeau (1994), teórico do campo da história, o qual lança olhar sobre as atuações humanas do cotidiano; e Lucila Delgado (2006), no que tange à utilização de técnica de coleta de dados referentes à oralidade, entre outros de igual valor. Caracteriza-se, também, como um estudo de caso, porque há um foco de observação em uma espacialidade particular – a Feira Livre de São José de Piranhas, PB –, por compreensão de que este lugar, pela manutenção de técnicas passadas relacionadas à feira, representa uma amostra histórica reveladora de práticas matemáticas. Este estudo nos permitiu entender a Feira de São José de Piranhas-PB como um local onde seus protagonistas ativam seus órgãos sensoriais, pela profusão de produtos alimentícios; estabelecem relações sociais e até afetivas; experenciam saberes matemáticos formais e não formais, muitos destes repassados por seus antecessores familiares.

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Biografia do Autor

Valéria Roberto da Silva, IFPB

Licenciada em Matemática (IFPB-Campus Cajazeiras). Correspondência: Rua Projetada, 04- Bairro Zuza Holanda, São José de Piranhas- PB, CEP: 58940-000. E-mail: valeriaroberto.sjp@outlook.com.

Ana Paula Cruz, IFPB- Campus Cajazeiras

Doutorado em História (UFC). Professora de História da Educação no Curso de Licenciatura em Matemática (IFPB), Cajazeiras, PB, Brasil. Correspondência: Rua José Leôncio da Silva, 300 - Lot. Jardim Oasis, Cajazeiras - PB, CEP: 58900-000.

Francisco Aureliano Vidal , IFPB- Campus Cajazeiras

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL. Professor EBTT (IFPB), Cajazeiras, PB, Brasil. Rua Zenilson Alcântara, 170. Jardim Oásis, Cajazeiras - PB, CEP: 58900-000

Referências

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Publicado

2022-12-15

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Como Citar

Silva, V. R. da, Cruz, A. P., & Vidal , F. A. (2022). A FEIRA LIVRE COMO LUGAR DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOCIOCULTURAL: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas - PB . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–23. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/518

Edição

Seção

Artigos