ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção

Autores

Palavras-chave:

Escrita da história., Etnomatemática., Aspectos poéticos., Intriga., Estória da História.

Resumo

A História da Etnomatemática está, em muitos sentidos, intimamente associada à vida e obra de Ubiratan D’Ambrosio e, em particular, assume-se que é indissociável da sua produção textual. Um dos objetivos deste trabalho é evidenciar alguns dos aspectos relacionados aos modos como uma história da Etnomatemática foi escrita e, posteriormente, inscrita no mundo do texto etnomatemático de D’Ambrosio. A metodologia de análise e interpretação inspira-se na narratologia e na hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur. O fio condutor da investigação é a composição da intriga (enredo) da narrativa das histórias e, nesse contexto, observaram-se alguns elementos, como, por exemplo, os personagens, as vozes da narrativa, os cenários e espaços da ação, as relações entre os personagens, algumas funções do discurso (poética e retórica) e os efeitos pretendidos pelo discurso. A pesquisa evidenciou que a história da Etnomatemática escrita por D’Ambrosio está assentada na intertextualidade, na retórica e em elementos da literatura ficcional.

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Biografia do Autor

Fabio Lennon Marchon, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N, Bloco D/201, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, CEP: 24210-201.

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Publicado

2022-12-08

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Como Citar

Marchon, F. L. . (2022). ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/535

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM