ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção

Autores

Palavras-chave:

Escrita da história., Etnomatemática., Aspectos poéticos., Intriga., Estória da História.

Resumo

A História da Etnomatemática está, em muitos sentidos, intimamente associada à vida e obra de Ubiratan D’Ambrosio e, em particular, assume-se que é indissociável da sua produção textual. Um dos objetivos deste trabalho é evidenciar alguns dos aspectos relacionados aos modos como uma história da Etnomatemática foi escrita e, posteriormente, inscrita no mundo do texto etnomatemático de D’Ambrosio. A metodologia de análise e interpretação inspira-se na narratologia e na hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur. O fio condutor da investigação é a composição da intriga (enredo) da narrativa das histórias e, nesse contexto, observaram-se alguns elementos, como, por exemplo, os personagens, as vozes da narrativa, os cenários e espaços da ação, as relações entre os personagens, algumas funções do discurso (poética e retórica) e os efeitos pretendidos pelo discurso. A pesquisa evidenciou que a história da Etnomatemática escrita por D’Ambrosio está assentada na intertextualidade, na retórica e em elementos da literatura ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Lennon Marchon, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N, Bloco D/201, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, CEP: 24210-201.

Referências

Bakhtin, M.[ Volóchinov]. (2014). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Hucitec.
Breda, A. & Lima, V. M. R. (2011). Etnomatemática sob dois pontos de vista: a visão “D’Ambrosiana” e a visão Pós-Estruturalista. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 4(2), 4 – 31. https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/31
Candido, A.; Rosenfeld, A.; Prado, D. A. & Gomes, P. E. S.(1974). A personagem de Ficção. Editora Perspectiva.
Citelli, A.(1989). Linguagem e Persuasão. Série Princípios. Ática.
Conrado, A. L. A (2005). A pesquisa brasileira em Etnomatemática: desenvolvimento, perspectivas, desafios. (Dissertação de Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP.
Cunha, D. (2011). Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (5), 116–132. https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/5185
D’Ambrosio, U. (1985). Socio-Cultural bases for Mathematics education. Transcrição de uma palestra realizada pelo autor. UNICAMP.
D’Ambrosio, U. (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. Ed. Da Universidade Estadual de Campinas.
D’Ambrosio, U. (1987, fevereiro). A Educação Matemática na década de 1990: Perspectivas e desafios. Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática. http://www.sbembrasil.org.br/files/enemI.pdf
D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. Ática.
D’Ambrosio, Ubiratan. (1993). Etnomatemática: Um Programa. Educação Matemática em Revista, SBEM, (1), 5-11.
D’Ambrosio, U. (1999). Educação para una sociedade em transição. Papirus.
D’Ambrosio, U. (2011a). Etnomatemática: Elo Entre as Tradições e a Modernidade. Autêntica.
D’Ambrosio, U. (2011b). Uma História Concisa da Matemática no Brasil. Vozes.
D’Ambrosio, U. (2003, julho). Reminiscências pessoais de minha atuação enquanto Presidente do Comitê Interamericano de Educação Matemática/CIAEM. Sessão plenária na XI Conferência InterAmericana de Educação Matemática.
D’Ambrosio, U. (2014, setembro). Como foi gerado o nome etnomatemática ou alustapasivistykselitys. Anais do Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro (ETNOMAT-RJ).
Domite, M. C. (2007).Ubiratan D’Ambrosio e a Etnomatemática. In VALENTE, W. R. (Org). Ubiratan D‘Ambrosio: conversas; memórias;vida acadêmica;orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática;inventário sumário do arquivo pessoal. (pp. a – b) Annablume.
Eco, U. (2018). Confissões de um joven romancista. Record.
Fantinato, M. C. & Freitas, A. V. (Orgs.). (2018). Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios. Paco.
Genette, G. (2006). Palimpsestos: a literatura de segunda mão. FALE/UFMG.
Gerdes, P. (1996). Etnomatemática e Educação Matemática: Um panorama geral. Revista Quadrante. 5(2), 105-138.
Gerdes, P.(2010). Da Etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Autêntica.
Kermode, F.(2000). The sense of an ending: studies in the theory of fiction. Oxford University Press.
Knijnik, G. (et Al.). (2012). Etnomatemática em movimento. Editora autêntica.
Knijnik, G. (2004). Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: Knijnik, G.; Wanderer, F. & Oliveira, C.J.(Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores.(pp.19–38). EDUNISC.
Koch, I. G. V. (2011). Argumentação e linguagem. Cortez.
Lima, L. C. (2016). A ficção externa e a historiografia. Malerba, J. (org.). História e Narrativa: ciência e a arte da escrita histórica. (pp. 75-84).Vozes.
Maingueneau, D. (1996). Pragmática para o discurso literário. Martins Fontes.
Maingueneau, D. (2015). Discurso e análise do discurso. Parábola Editorial.
Maingueneau, D.(2008). Gênese dos discursos. Parábola Editorial.
Marchon, F. L. (2018). A Poética, a Retórica e a Narrativa do Mundo do Texto etnomatemático d’ambrosiano. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Miarka, R. (2011). Etnomatemática: do ôntico ao ontológico. (Tese de doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Meira, C. J. (2021). As concepções de cultura nas teses de Etnomatemática: uma presença ausente. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Monteiro, A. (2006). Etnomatemática: papel, Valor e significado. In: Domite, M. & Ferreira, R. (orgs.). Etnomatemática: papel, valor e significado. (pp. 13 – 37). Zouk.
Muniz, N. C. (2013). Relatos de memórias: a trajetória histórica de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (1988-2013). Editora Livraria da Física.
Musil, R. (2003). O Jovem Törless. Ed. Folha de São Paulo.
Passos, C. M. (2017). Condições de produção e legitimação da Etnomatemática. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos.
Pellanda, L. H. (2008, outubro). Manifestações criativas. Revista Rascunho. (9), n. 102. http://rascunho.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Book_Rascunho_102.pdf.
Perelman, C. & Olbrechts-Tyteca, L. (2000). Tratado da argumentação: a nova retórica. Martins Fontes.
Reuter, Y. (2014). A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Difel.
Ricoeur, P. (1978). O Conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Imago Editora LTDA.
Ricoeur, P. (2007). A Memória, a história, o esquecimento. Editora da Unicamp.
Ricoeur, P. (2011). Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Edições 70.
Ricoeur, P. (2011a). Tempo e narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. Martins Fontes.
Ricoeur, P.(2012b). Tempo e narrativa 2: A configuração do tempo na narrativa de ficção. Martins Fontes.
Ricoeur, P. (2012c).Tempo e narrativa 3: O tempo narrado. Martins Fontes.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2014). Fragmentos Históricos do Programa Etnomatemática. In Anais do 6o. Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática (pp.535-558). https://docplayer.com.br/11025075-Fragmentos-historicos-do-programa-etnomatematica.html
Rosa, M. & Orey, D. C.(2005). Raízes históricas do programa Etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 12 (18-19), 5-14.
Rüssen, J. (2016). Narração histórica: fundações, tipos, razão. Malerba, J. (Org.) História e Narrativa: A ciência e a arte da escrita histórica. (pp. 45 – 58).Vozes.
Topolski, J. (2016). O papel da lógica e da estética na construção de totalidades narrativas na historiografia. Malerba, J. (Org.) História e Narrativa: A ciência e a arte da escrita histórica. (pp. 59 – 74).Vozes.
Valente, W. R. (Org.). (2007). Ubiratan D’Ambrosio: conversas; memórias; vida acadêmica; orientandos; educação matemática; Etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. Annablume.
Vianna, C. R. (2000). Vidas e circunstâncias na Educação Matemática. (Tese de doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. http://www2.fc.unesp.br/ghoem/trabalhos/27_7_tese_carlos_vianna.pdf
Veyne, P. M. (1982). Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Editora Universidade de Brasília.
White, H. (2014). Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura. Editora da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 173     PDF downloads: 125

Como Citar

Marchon, F. L. . (2022). ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/535

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM