A Matemática do Ensino de Frações Equivalentes no Projeto HAPRONT (1976)

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.656

Palavras-chave:

Matemática do ensino, Frações equivalentes, Projeto HAPRONT

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar a proposta para o ensino das frações equivalentes no módulo 9.4 “Operando com números fracionários” do Projeto HAPRONT (Habilitação de Professores não Titulados) realizado no Estado do Paraná na década de 1970. Utilizando como categoria teórica a matemática do ensino, presente no ensino de frações equivalentes no manual e no relatório do Projeto HAPRONT, foi possível identificar a proposta que circulou no Paraná para o ensino e a formação do professor leigo que atuava nas escolas de 1ª a 4ª séries do Ensino de 1º grau em tempos da Matemática Moderna. O referencial teórico-metodológico ancorou-se na História Cultural e em estudos recentes de Morais, Bertini e Valente (2021) no que tange ao conceito de matemática do ensino e seus elementos de categorização: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. O estudo nos possibilitou inferir que o manual pedagógico estabelece entre os números fracionários as relações de desigualdade, ordem e equivalência. Novos saberes de referência foram incorporados. Por meio das equivalências se formam as classes de equivalência e através dessas são realizadas as simplificações, as operações de adição e subtração com frações heterogêneas. A reta numérica foi considerada um processo visual importante para compreensão das classes de equivalência em que cada conjunto de frações equivalentes representa um mesmo número racional. Clélia Tavares Martins, autora dos módulos de matemática, possuía conhecimentos tanto da matemática escolar, quanto das metodologias de ensino, ou seja, um vasto conhecimento sobre a matemática do ensino, incorporando saberes de referência para ensinar as frações equivalentes articulados a elementos do “Movimento da Matemática Moderna”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Menegotto Nierri, Colégio Estadual do Campo Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Paraná campus Palotina (UFPR). Professora da rede pública de ensino (SEED, Tupãssi, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Memória, 357, centro, Tupãssi, Paraná Brasil, CEP: 85945000. E-mail: adriana.menegotto@yahoo.com.br

Barbara Winiarski Diesel Novaes , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo desde 2012. Atua no Programa de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT - Pólo Toledo) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE - UFPR - Setor Palotina). Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sob orientação da Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto. Foi bolsista de doutorado sanduíche (2009) sob orientação do Prof. Dr. José Manuel Matos (UNL/UIED-Portugal). Realizou Estágio Pós-Doutoral (06/2022 - 07/2023) no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Santa Catarina (UFSC) sob supervisão do Prof. Dr. Antônio David da Costa com parte dos estudos desenvolvidos na Universidade de Genebra. Foi Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015-2016) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica (2018 - 2020). Foi Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Toledo (01/2018 - 05/2021). Tem experiência na Área de História da educação matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Frações; Movimento da Matemática Moderna; matemática do ensino e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História da educação matemática - Paraná (GHEMAT-PR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GPEEM). Atua no projeto de extensão "Grupo da Quarta" - coletivo de professores que ensinam matemática da UTFPR-TD.

Referências

Almeida, A. F., Novaes, B. W. D. & Pinto, N. B. (2024). Arquivo pessoal Osvaldo Sangiorgi e o Movimento da Matemática Moderna: possibilidades de pesquisas. In: Valente, W. R. (Org.). Arquivos pessoais: memória científica e pedagógica do ensino de matemática no Brasil (1920-2020). 127-161,1ed, v.1. Ghemat-Brasil.

Bertini, L. F., Morais, R. S., & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. 1 ed. Livraria da Física.

Burigo, E. Z. (1989). Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. (Dissertação Educação área de ensino) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chartier, R. (1990). A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. GALHARDO, M. M. Bertrand Brasil.

Costa, R. R. (2013). A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no Estado do paraná ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – 1961 a 1982. (Tese em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1792

Costa, R. R. (2020). Clélia Tavares Martins e sua influência na formação de professores e no ensino de matemática no Paraná: 1960 – 1980. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. v. 15, n. 34, 195-211.

D’Augustine, C. H. (1981). Métodos Modernos para o Ensino de Matemática. Trad. PERES, M. L. F.E. 4 ed. Ao livro Técnico S.A.

Holzmann, E., Martins, C. T., Yaremtchuk, G., & Arruda, H. D. (1974). Ensino Moderno da Matemática. v. II. Editora do Brasil S/A.

Holzmann, E., Martins, C. T., Yaremtchuk, G., & Arruda, H. D. (1975). Ensino Moderno da Matemática, vol. III. Editora do Brasil S/A.

Julia, D. (2001). A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. 9-43, n.1. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195.

Lamon, S. J. (2012). Teaching fractions and ratios for understanding essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 3 ed. New York: Routledge.

Martins, C. T., Yaremtchuck, G., & Arruda, H. D. (1975). Ensino moderno da matemática. v. IV. Editora do Brasil S/A.

Martins, C. T. (1976). Operando com números fracionários. Projeto HAPRONT, módulo 9.4. Paraná: Coordenação Central Curitiba: MEC/DEF/SEEC/CETEPAR.

Morais, R. S. Bertini, L. F. & Valente, W. R. (2021). A Matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. Livraria da Física.

Nierri, A. M. (2024). Uma Matemática Moderna do ensino de frações equivalentes, Paraná (1970-1980). (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Federal do Paraná.

Osório, N. C., & PORTO, R. A. (1968). Matemática na escola primária moderna: Vamos aprender matemática. 2 ed. Ao livro técnico S.A.

Paraná. (1979). Relatório HAPRONT I – Paraná Coordenação Central Curitiba: 1976-1979 MEC/DEF/SEEC/CETEPAR.

Petit, M. M., Laird, R. E., & Marsden, E. L. (2010). A focus on fractions: bringing research to the classroom. 5 ed. Routledge.

Pinto, N. B., & Ferreira, A. C. C. (2006). O Movimento da Matemática Moderna: o papel do NEDEM. Revista Diálogo Educacional. v.6, n.18. 113-122.

Pinto, N. B., & Novaes, B. W. D. (2019). “Não é Difícil Ensinar Matemática”: o protagonismo do NEDEM na difusão da Matemática Moderna no Paraná. Acta Scientiae, v. 21, n. especial, 109-122.

Portela, M. S. (2009) Práticas de matemática moderna na formação de normalistas no instituto de educação do Paraná na década de 1970. (Tese em Educação matemática). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116741

Porto, R. A. (1967). Frações na Escola Elementar. 4 ed. Editora do Professor Ltda.

Sanchez, L. B., & Liberman, M. P. (1975). Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1° grau. v. IV. Editora Nacional.

Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para o educador matemático. In: Hofstetter, R., & Valente, W. R. (Org.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 201-226, 1 ed. Livraria da Física.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Métricas


Visualizações do artigo: 10     PDF downloads: 14

Como Citar

Nierri, A. M., & Novaes , B. W. D. (2024). A Matemática do Ensino de Frações Equivalentes no Projeto HAPRONT (1976). Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–17. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.656

Edição

Seção

Artigos