-
1275
-
504
-
419
-
414
-
398
-
384
-
352
-
349
-
349
-
348
-
343
-
309
-
296
-
288
-
255
-
241
-
233
-
231
-
206
-
205
v. 10 (2024): Fluxo Contínuo

Editor-chefe - Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP, Brasil
Dossiê "A Formação de Professores que Ensinam Matemática: história e perspectivas atuais"
Editores Convidados - Prof. Dr. Bruno Alves Dassie (UFF) & Profa. Dra. Carmen Lúcia B. Passos (UFSCar)
Publicado:
2024-12-30
DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS
-
Atravessamentos dos sentidos de currículos nos percursos de formação de docentes que ensinam matemática na EJA de Sobral - Ceará
Visualizações do artigo: 132 PDF downloads: 36 -
A formação de professores na Licenciatura em Matemática: um olhar para os fóruns da Sbem
Visualizações do artigo: 277 PDF downloads: 100 -
Formação docente como prática da liberdade: contribuições do pensamento freireano na atualidade
Visualizações do artigo: 307 PDF downloads: 131 -
Percepções de Licenciandos em Início de Formação sobre a História da Matemática
Visualizações do artigo: 189 PDF downloads: 60 -
Criação e Desenvolvimento de um Curso de Licenciatura no Paraná: uma narrativa histórica sobre a formação de professores de Matemática
Visualizações do artigo: 150 PDF downloads: 51 -
Formação de Professores de Matemática na UFAC: reflexões e articulação de saberes na disciplina de História e Filosofia da Matemática
Visualizações do artigo: 245 PDF downloads: 66 -
Trajetória de docentes do Sul Global do Departamento de Matemática da IES: vozes latinoamericanas
Visualizações do artigo: 131 PDF downloads: 60 -
Os Professores Memoráveis que me Ensinaram Matemática
Visualizações do artigo: 123 PDF downloads: 51 -
Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos
Visualizações do artigo: 405 PDF downloads: 72 -
Cenários da Educação Matemática no Rio de Janeiro: uma discussão sobre as principais características da área no estado
Visualizações do artigo: 129 PDF downloads: 48 -
Uma perspectiva histórica do Ensino do Cálculo Diferencial e Integral nas licenciaturas
Visualizações do artigo: 264 PDF downloads: 94 -
Formação de Professores na Amazônia: uma perspectiva decolonial
Visualizações do artigo: 256 PDF downloads: 92 -
Comunidades de compartilhamento na Formação Continuada de Professores/as que Ensinam Matemática na EJA
Visualizações do artigo: 216 PDF downloads: 62 -
Memórias de um Dinossauro da Educação Matemática: A Voz de Carlos Vianna e sua Atuação no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
Visualizações do artigo: 161 PDF downloads: 117 -
ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA MULTICULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA TAMÃKÃYÃ, DO POVO NOKE KOĨ, ACRE
Visualizações do artigo: 163 PDF downloads: 62 -
Plataformas Educacionais para o Ensino de Matemática no Paraná: Matific e Khan Academy
Visualizações do artigo: 282 PDF downloads: 96
Artigos
-
A Metodologia História da Matemática na Formação de Professores
Visualizações do artigo: 153 PDF downloads: 150 -
Educadores Matemáticos e a Produção Curricular: uma análise dos pareceres dados aos PCN
Visualizações do artigo: 98 PDF downloads: 49 -
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E MATEMÁTICA MODERNA: o que dizem as normativas curriculares no período de 1950 a 1970?
Visualizações do artigo: 277 PDF downloads: 113 PDF (ENGLISH) downloads: 75 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)
Visualizações do artigo: 191 PDF downloads: 66 -
Diálogo entre um Problema Grego Clássico e os Números Transcendentes: o caso da quadratura do círculo
Visualizações do artigo: 105 PDF downloads: 93 -
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: um olhar a partir da análise da Geometria
Visualizações do artigo: 495 PDF downloads: 114 -
A Matemática do Ensino de Frações Equivalentes no Projeto HAPRONT (1976)
Visualizações do artigo: 154 PDF downloads: 68 -
Biblioteca do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: estudo dos livros publicados em francês
Visualizações do artigo: 162 PDF downloads: 59 -
UM CENÁRIO CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Visualizações do artigo: 272 PDF downloads: 108 -
História da Matemática para o ensino: um estudo acerca de mobilizações de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino na formação de professores
Visualizações do artigo: 361 PDF downloads: 81 -
O EXPOENTE ZERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Visualizações do artigo: 492 PDF downloads: 268 -
A PRESENÇA DOS SABERES PROFISSIONAIS NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC
Visualizações do artigo: 164 PDF downloads: 66 -
ASPECTOS HISTÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E REPRESENTAÇÃO DE POTENCIAÇÃO
Visualizações do artigo: 1749 PDF downloads: 414 -
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ACRE E AS PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA (1983-2014)
Visualizações do artigo: 249 PDF downloads: 85 -
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS: sistematizações de uma expert que mobiliza perspectivas de Guy Brousseau e Gérard Vergnaud
Visualizações do artigo: 207 PDF downloads: 97 -
EUNICE GUIMARÃES: professora negra no curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (1950-1968)
Visualizações do artigo: 333 PDF downloads: 72 -
O Fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos três mundos da Matemática.
Visualizações do artigo: 214 PDF downloads: 98 -
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
Visualizações do artigo: 595 PDF downloads: 237 -
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes
Visualizações do artigo: 249 PDF downloads: 84