ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA MULTICULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA TAMÃKÃYÃ, DO POVO NOKE KOĨ, ACRE

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.673

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Educação escolar indígena., Estágio de vivência, Formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência, de abordagem qualitativa, descrevendo como ocorreu a metodologia de estágio de vivência, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão entre o Instituto Federal do Acre - campus Cruzeiro do Sul - e a Escola Indígena Tamãkãyã, do povo Noke Koĩ. O estágio de vivência envolveu docentes do IFAC, 69 acadêmicos da disciplina de Currículo e Gestão, dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática, e 54 indígenas. Os projetos de ensino e extensão elaborados para a realização de estágios de vivências buscaram promover uma experiência formativa que tinha como propósito a reflexão sobre o ensino de matemática e física da/na educação escolar indígena. As metodologias empregadas foram rodas de conversas, observações da cultura, da escola e do processo escolar e a integração entre campus IFAC e a referida etnia. A vivência proporcionou refletir sobre a formação docente para o atendimento de diferentes realidades, assim como a aproximação do povo Noke Koĩ com o instituto.

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Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Prós-Doutorado em Educação - USP (em andamento). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - NITEPES.

Maristela Bortolon de Matos, Universidade Estadual de Roraima; Instituto Federal de Roraima,https://propei.uerr.edu.br/ppge/?page_id=76

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Titular aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Docente titular do Mestrado em Educação da UERR/IFRR.

José Alessandro Cândido da Silva, Universidade Federal do Acre,https://www.ufac.br/site/cursos/indigenaczs/corpo-docente/

ós - doutorado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Vice- Coordenador do Curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. Professor das disciplinas de Ciências da Educação, Filosofia, Educação para as relações Étnico-Raciais e Fundamentos da Educação Indígena no Curso de Pedagogia no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

de Lima Nicácio, M., Bortolon de Matos, M., & Cândido da Silva, J. A. (2024). ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA MULTICULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA TAMÃKÃYÃ, DO POVO NOKE KOĨ, ACRE. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–24. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.673

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS