Trajetória de docentes do Sul Global do Departamento de Matemática da IES: vozes latinoamericanas
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.674Palavras-chave:
História Oral, Docentes Imigrantes de Matemática, InterseccionalidadeResumo
A importância da História Oral se destaca por permitir o acesso a informações de acontecimentos não registrados em documentos, bem como relatar visões invisibilizadas pela história oficial. Por essa razão, optou-se por utilizar a História Oral para narrar as histórias de professores e professoras imigrantes do Departamento de Matemática (DMAT) de Instituição de Ensino Superior Pública (IESP) do Sul do Brasil. Por outro lado, para ser possível narrar essas histórias, é necessário entender a trajetória única de cada professor(a), a partir da influência de seus marcadores sociais. A interseccionalidade é um conceito teórico que explora a constituição da identidade de um indivíduo, conceitualizando a interdependência não hierárquica entre os seus marcadores sociais e as complexas manifestações de discriminação impactadas pela interação entre esses marcadores. Este trabalho apresentará as três primeiras entrevistas do projeto de pesquisa “Narrativas de Docentes Imigrantes do Departamento de Matemática da IESP,” que tem como objetivo narrar as histórias de docentes latino-americanos (as) que atuam no DMAT. A entrevista foi realizada com uma professora branca, uma professora parda e um professor de descendência indígena, buscando relacionar trechos de seus relatos com seus marcadores sociais. Dentre as conclusões construídas destaca-se que o estudo evidenciou que, apesar da IESP visar a promoção de um ambiente inclusivo e diversificado, os desafios persistem. As narrativas revelam a importância de políticas institucionais que não apenas promovam a diversidade, mas que também atuem de forma eficaz para reconhecer e superar os desafios e as barreiras linguísticas, culturais e de gênero que ainda afetam a comunidade acadêmica.
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