Trajetória de docentes do Sul Global do Departamento de Matemática da IES: vozes latinoamericanas

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.674

Palavras-chave:

História Oral, Docentes Imigrantes de Matemática, Interseccionalidade

Resumo

A importância da História Oral se destaca por permitir o acesso a informações de acontecimentos não registrados em documentos, bem como relatar visões invisibilizadas pela história oficial. Por essa razão, optou-se por utilizar a História Oral para narrar as histórias de professores e professoras imigrantes do Departamento de Matemática (DMAT) de Instituição de Ensino Superior Pública (IESP) do Sul do Brasil. Por outro lado, para ser possível narrar essas histórias, é necessário entender a trajetória única de cada professor(a), a partir da influência de seus marcadores sociais. A interseccionalidade é um conceito teórico que explora a constituição da identidade de um indivíduo, conceitualizando a interdependência não hierárquica entre os seus marcadores sociais e as complexas manifestações de discriminação impactadas pela interação entre esses marcadores. Este trabalho apresentará as três primeiras entrevistas do projeto de pesquisa “Narrativas de Docentes Imigrantes do Departamento de Matemática da IESP,” que tem como objetivo narrar as histórias de docentes latino-americanos (as) que atuam no DMAT. A entrevista foi realizada com uma professora branca, uma professora parda e um professor de descendência indígena, buscando relacionar trechos de seus relatos com seus marcadores sociais. Dentre as conclusões construídas destaca-se que o estudo evidenciou que, apesar da IESP visar a promoção de um ambiente inclusivo e diversificado, os desafios persistem. As narrativas revelam a importância de políticas institucionais que não apenas promovam a diversidade, mas que também atuem de forma eficaz para reconhecer e superar os desafios e as barreiras linguísticas, culturais e de gênero que ainda afetam a comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Sibeli da Rosa da Rocha, UFPR/Graduanda

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Trabalhou como bolsista (UFPR) do projeto de extensão Licenciar sob orientação dos professores doutores Elenilton Vieira Godoy e Geovana Gentili Santos (2022) e como voluntária e bolsista (CNPq) em Iniciação Científica na área de Educação Matemática com ênfase em Diversidade com o Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy (2023). Participou como voluntária e bolsista (CAPES) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do subprojeto PIBID Matemática coordenado pelos professores doutores Emerson Rolkouski e Gabriel dos Santos e Silva (2023-2024). Trabalhou como voluntária e bolsista (CNPq) em Iniciação Científica na área de Educação Matemática com ênfase em Diversidade e Interseccionalidade sob orientação do Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy (2023-2024) e como voluntária no projeto de iniciação científica no programa de voluntariado acadêmico na área de Educação Matemática com ênfase em Avaliação sob orientação do Prof. Dr. Gabriel dos Santos e Silva (2024). Atualmente é bolsista (CNPq) no projeto "Levantamento de provas e cadernos de provas de Matemática em repositórios de documentos históricos" sob orientação do Prof. Dr. Gabriel dos Santos e Silva. Membro dos grupos de estudo GEPEMA (UEL) e GECUDEDIS (UFPR)

Elenilton Godoy, UFPR/DMAT/PPGECM/PPGE

Bacharel em Matemática pela PUC-SP e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-Doutor em Educação pela FEUSP. Atualmente sou professor adjunto do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (REDPEL). Minha experiência de investigação procura colocar em diálogo-movimento discussões envolvendo Estudos Curriculares, Estudos Culturais e Educação Matemática.

Emerson Rolkouski, UFPR/Docente

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Educação pela mesma instituição (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Realizou estágio pós-doutoral no Institute of Education da University College London (2018). Professor da Educação Básica durante vários anos, atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação Matemática.

Referências

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Rocha, S. da R. da, Godoy, E., & Rolkouski, E. (2024). Trajetória de docentes do Sul Global do Departamento de Matemática da IES: vozes latinoamericanas. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–19. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.674

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS