Comunidades de compartilhamento na Formação Continuada de Professores/as que Ensinam Matemática na EJA

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.675

Palavras-chave:

Extensão universitária, Comunidade de compartilhamento, Formação Formação continuada de professores., EJA

Resumo

Neste texto, temos como propósito a apresentação de uma prática extensionista sobre a formação de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) em redes públicas de diferentes territórios e contextos brasileiros. Como um projeto integrado de pesquisa-extensão, a formação “A matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, se constitui a partir do estímulo à criação de uma comunidade de compartilhamento sobre a prática pedagógica dos/as professores/as participantes. Essa constituição reconhece e admite como princípios a autoria docente e a criação cotidiana de currículos pensadospraticados, como respostas e soluções desenvolvidas localmente frente às demandas e problemáticas específicas, contextuais, do ensino de matemática na EJA. Tais respostas e soluções, criadas e desenvolvidas pelos/as docentes, e compartilhadas durante a formação, nos inserem no paradigma da ação-reflexão-ação de Freire, assim como no movimento de investigação sobre a própria prática de Ponte, considerados como fundamentos teóricos para o trabalho realizado. Tais movimentos nos asseguram as condições para efetivar a proposta de desinvisibilizar os currículos pensadospraticados por tais docentes, pois torná-los públicos nos permite tanto promover/fomentar o debate sobre tais práticas entre os participantes, como, principalmente, ampliar a institucionalidade social dessas práticas nas disputas curriculares específicas da EJA.

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Biografia do Autor

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Randolfo Borges Júnior, 2856, Sala 309, Universidade, Uberaba, Minas Gerais, Brasil, CEP: 38064-100. E-mail: carla.pompeu@uftm.edu.br.

Júlio César Augusto do Valle, Universidade de São Paulo

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FE-USP). Graduado em Licenciatura em Matemática, em Pedagogia, Mestre (2015) e Doutor (2019) em Educação pela USP. É especialista em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Em Janeiro de 2017, aceitou o convite para se tornar Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, tornando-se, em 2019, Secretário Municipal de Educação, após a reorganização administrativa das áreas, cargo que exerceu até Março de 2020. Em Novembro de 2023, foi nomeado membro da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL).

Priscila Ribeiro dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Educadora dedicada à EJA (Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas), atualmente é professora de matemática no Ensino Fundamental 2 nos Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz, em São Paulo. Tem interesse por temas relacionados à numeramento, etnomatemática e educação matemática crítica. É bacharel e licenciada em Física (IFUSP), Mestre e Doutora em Ciências (IFUSP) e licenciada em Matemática. Nos últimos anos têm ministrado formações de professores pelo CAEM (IME-USP) e pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) IME-USP, sempre voltadas para docentes que ensinam matemática na EJA.

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Pompeu, C. C., Valle, J. C. A. do, & Santos, P. R. dos. (2024). Comunidades de compartilhamento na Formação Continuada de Professores/as que Ensinam Matemática na EJA. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–20. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.675

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS