Os Professores Memoráveis que me Ensinaram Matemática

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.684

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Pesquisa autobiográfica, Ensino de Matemática, Cadernos Escolares

Resumo

Este artigo de cunho narrativo autobiográfico, cujo foco é a escrita de si e os processos de minha formação matemática no decorrer de minhas experiências formativas, na qual procuro dar sentido às minhas vivências no contexto escolar. Como autor assumi o papel de sujeito deste trabalho, narrando minhas experiências e memórias. O objetivo é: Compreender aprendizagens desenvolvidas por meio das minhas experiências de discência na Educação Básica, no âmbito do ensino de Matemática. As narrativas, corpus da pesquisa, são analisadas a partir de uma análise interpretativa com leitura temática de acordo com Souza (2004). A unidade temática de análise é: “Ensino de Matemática”.  Foram analisados os meus cadernos escolares e as narrativas dos meus professores que foram os matérias corpus deste trabalho. A análise deste material, fez sistematizar os resultados da pesquisa com relação ao ensino de Matemática, minha formação foi totalmente tradicional e com foco nos conteúdos de números. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Moraes, Universidade Federal do Piauí/UFPI

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEP); Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Letras - Português/Inglês, História e Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES) e Geografia pelo Centro Universitário FAVENI. Possui  especializações em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade São Luís(FSL); Educação e Neurociências pela Faculdades Integradas Campos Salles (FICS); Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo pela Faculdade Casa Branca (FCB) e Educação Matemática pela Faculdade Unida de São Paulo (FUSP). Possui mestrado (2010) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Pós-doutorado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professor universitário adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Bom Jesus - PI e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), campus São Bernardo dos Campos – SP, na linha de Formação de Educadores. Endereço para correspondência: Rua Milton Coelho, nº 235, B. Judite Piaulino, Bom Jesus, PI – CEP 64900-000. E-mail: cesarmatbori@hotmail.com .

Referências

Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa (Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU). Uberlândia: EDUFU.

Josso, M. C. (2010). A experiência formadora: um conceito em construção. In M. C. Josso, Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN.

Larrosa, J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20–28. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

Magri, A. (2021). Os trabalhos da memória: lavrar a própria vida. In M. C. Passegi, L. A. Sá Júnior, & T. M. N. Barbosa (Orgs.), Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos [Recurso eletrônico]. Natal: EDUFRN.

Maia, L. S. L. (2009). Vale a pena ensinar matemática. In R. Borba & G. Guimarães (Orgs.), A pesquisa em educação matemática: repercussões na sala de aula (pp. 181–241). São Paulo: Cortez.

Passeggi, M. C. (2011). A experiência em formação. Revista Educação, 34(2), 147–156.

Passeggi, M. C., Vicentini, P. P., & Souza, E. C. (2013). Prefácio: (Auto)Biográfico, um método possível de pesquisa? In M. C. Passeggi, P. P. Vicentini, & E. C. Souza (Orgs.), Pesquisa (auto)biográfica: narrativa de si e formação (1ª ed.). Curitiba, PR: CRV.

Rocha, F. A., & Souza, E. C. (2013). Professoras alfabetizadoras: o que revelam suas histórias de vida? In M. C. Passeggi, P. P. Vicentini, & E. C. Souza (Orgs.), Pesquisa (auto)biográfica: narrativa de si e formação (1ª ed.). Curitiba, PR: CRV.

Souza, E. C. (2004). O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores (Tese de doutorado). Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Métricas


Visualizações do artigo: 52     PDF downloads: 24

Como Citar

Moraes, C. (2024). Os Professores Memoráveis que me Ensinaram Matemática. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–26. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.684

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS