Memórias de um Dinossauro da Educação Matemática: A Voz de Carlos Vianna e sua Atuação no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.685Palavras-chave:
PNAIC, Formação de professores, Educação Matemática, Pesquisa narrativaResumo
Este artigo decorre de uma pesquisa que tem como temática central o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Aqui é apresentada a narrativa elaborada em parceria com um Educador Matemático que atuou na gênese do programa: Carlos Vianna, um dos organizadores dos cadernos de formação de matemática do PNAIC. Por meio de uma entrevista narrativa, Carlos conta como se tornou um Educador Matemático e descreve caminhos profissionais que o levaram até a o PNAIC. As experiências narradas por ele, assim como a minha própria experiência ao realizar esta pesquisa, constituem o fenômeno que investigo narrativamente, fundamentada nos aportes teóricos de Clandinin e Connelly. O objetivo geral é compreender de que maneiras as experiências desse Educador Matemático culminaram na origem do PNAIC de alfabetização matemática nos moldes em que o programa foi apresentado. Esse objetivo maior se desdobra nos seguintes objetivos específicos: recontar episódios sobre a organização e a implementação das ações do PNAIC de matemática; e compreender concepções, escolhas teórico-metodológicas e decisões políticas que auxiliaram a estruturação dos cadernos de formação de matemática do PNAIC. Carlos, ao narrar sua trajetória profissional cita experiências anteriores que o qualificaram para a função de coordenador da coleção de matemática do PNAIC: a docência no Ensino Fundamental 1 e sua atuação no Pró-Letramento. Ao narrar episódios sobre a organização do PNAIC, Carlos evidencia que essa política pública foi influenciada por concepções do Educador Matemático Romulo Lins, que destacou-se como uma das lideranças do Pró-Letramento, desenvolvido anteriormente.
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