Atravessamentos dos sentidos de currículos nos percursos de formação de docentes que ensinam matemática na EJA de Sobral - Ceará
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.701Palavras-chave:
Currículos de Matemática, EJA, Narrativas de docentes de Sobral, Educação MatemáticaResumo
Neste texto, trazemos recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que teve como participantes, os docentes que lecionam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de Sobral. Com ele, objetivamos discutir os percursos de formação de docentes que lecionam matemática na EJA de Sobral, compreendendo as suas concepções de currículos. Estes percursos e sentidos de currículos foram captados em suas narrativas e analisadas à luz de estudos dos campos do Currículo e da Educação Matemática. Com resultados, os docentes possuem diferentes experiências de vidas, bem como de formação. Suas relações com a matemática ocorrem de forma diferentes e contribuem para que eles sigam construindo suas aulas com o interesse de aproximação dos saberes matemáticos dos estudantes à realidade da escola. Eles produzem currículos em matemática com sentidos que se alinham às narrativas de identidades e ao gerenciamento da vida dos estudantes. Concluímos que tais sentidos se distanciam das prescrições curriculares indicadas nos momentos de “formação em serviço” e do interesse de padronização curricular proposto pela política educacional municipal de Sobral.
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