Atravessamentos dos sentidos de currículos nos percursos de formação de docentes que ensinam matemática na EJA de Sobral - Ceará

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.701

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, EJA, Narrativas de docentes de Sobral, Educação Matemática

Resumo

Neste texto, trazemos recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que teve como participantes, os docentes que lecionam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de Sobral. Com ele, objetivamos discutir os percursos de formação de docentes que lecionam matemática na EJA de Sobral, compreendendo as suas concepções de currículos. Estes percursos e sentidos de currículos foram captados em suas narrativas e analisadas à luz de estudos dos campos do Currículo e da Educação Matemática. Com resultados, os docentes possuem diferentes experiências de vidas, bem como de formação. Suas relações com a matemática ocorrem de forma diferentes e contribuem para que eles sigam construindo suas aulas com o interesse de aproximação dos saberes matemáticos dos estudantes à realidade da escola. Eles produzem currículos em matemática com sentidos que se alinham às narrativas de identidades e ao gerenciamento da vida dos estudantes. Concluímos que tais sentidos se distanciam das prescrições curriculares indicadas nos momentos de “formação em serviço” e do interesse de padronização curricular proposto pela política educacional municipal de Sobral.

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Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Secretaria Educação de Sobral

Doutor em Educação (UFF).

Adriano Vargas Freitas, UFF

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Barão de Ipanema, 130, Bairro Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil. CEP 22050032. E-mail: adrianovargas@id.uff.br

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Publicado

2024-12-31

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Como Citar

Xavier, F. J. R., & Freitas, A. V. (2024). Atravessamentos dos sentidos de currículos nos percursos de formação de docentes que ensinam matemática na EJA de Sobral - Ceará. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–20. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.701

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS