ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, História Cultural, Narrativas, Formação de professores de Matemática pela Cades no Ceará

Resumo

O artigo tece considerações sobre as possibilidades de contribuição de instrumentos da História Cultural em pesquisas em História da Educação Matemática. Um projeto cujo objetivo geral é conhecer e analisar as ações realizadas pela Cades para a formação de professores de Matemática no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960 exemplifica como a História Cultural, em um de seus múltiplos modos, tem sido e pode ser mobilizada. Após comentários iniciais acerca da presença da História Cultural nas investigações brasileiras em História da Educação e História da Educação Matemática, apresentam-se o cenário e as questões de pesquisa envolvidas. A seção central do texto aborda as fontes elencadas para a pesquisa específica mencionada, detendo-se sobre as potencialidades das narrativas de sujeitos participantes da formação da Cades no Ceará, a partir da metodologia da História Oral. Trata, ainda, do papel de outras fontes e dos aportes teóricos de conceitos da História Cultural dos quais se pretende lançar mão. As reflexões realizadas apontam possibilidades de contribuições efetivas e significativas de algumas perspectivas da História Cultural para a investigação proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Santos Pontello, IFCE

Professora de matemática do Curso de Licenciatura em matemática do IFCE, campus de Fortaleza.

Maria Laura Magalhães Gomes, Departamento de Matemática UFMG

Professora Titular do Departamento de Matemática e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Downloads

Publicado

2017-10-12

Métricas


Visualizações do artigo: 375     PDF downloads: 119

Como Citar

Pontello, L. S., & Gomes, M. L. M. (2017). ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/160