ALGUMAS IDEIAS DA HISTÓRIA CULTURAL E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES NO CEARÁ
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, História Cultural, Narrativas, Formação de professores de Matemática pela Cades no CearáResumo
O artigo tece considerações sobre as possibilidades de contribuição de instrumentos da História Cultural em pesquisas em História da Educação Matemática. Um projeto cujo objetivo geral é conhecer e analisar as ações realizadas pela Cades para a formação de professores de Matemática no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960 exemplifica como a História Cultural, em um de seus múltiplos modos, tem sido e pode ser mobilizada. Após comentários iniciais acerca da presença da História Cultural nas investigações brasileiras em História da Educação e História da Educação Matemática, apresentam-se o cenário e as questões de pesquisa envolvidas. A seção central do texto aborda as fontes elencadas para a pesquisa específica mencionada, detendo-se sobre as potencialidades das narrativas de sujeitos participantes da formação da Cades no Ceará, a partir da metodologia da História Oral. Trata, ainda, do papel de outras fontes e dos aportes teóricos de conceitos da História Cultural dos quais se pretende lançar mão. As reflexões realizadas apontam possibilidades de contribuições efetivas e significativas de algumas perspectivas da História Cultural para a investigação proposta.
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