MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a Cades no Ceará (1953-1964)
Palavras-chave:
História Oral, Cades no Ceará, Formação de Professores de Matemática, História da Educação MatemáticaResumo
O objetivo deste estudo é focalizar memórias de aulas de Matemática nos cursos de formação de professores da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Cades, no Ceará. Essa Campanha, criada em 1953 pelo governo federal, visava, como indica o próprio nome, qualificar as ações do Ensino Secundário no Brasil. No Ceará, a Cades foi coordenada por Lauro de Oliveira Lima e desenvolveu, especialmente, cursos de orientação para professores secundários não licenciados, com o intuito de prepará-los para os exames de suficiência. A aprovação nos exames concedia a esses professores um registro que permitia lecionar em localidades onde não houvesse licenciados. A pesquisa que embasou este estudo foi desenvolvida com a metodologia da História Oral. Foram entrevistados seis professores que participaram ou testemunharam ações da Cades no estado no período entre 1953 e 1964. Evidenciou-se que a Cades cearense teve características diferenciadas do restante do país, atribuídas à coordenação de Lima. Além disso, a Campanha contribuiu positivamente para o cenário educacional cearense, o que é atestado pelos entrevistados em seus aprendizados e nos espaços educacionais que ocuparam ao longo de sua carreira.
Downloads
Referências
A organização do curso oficial da CADES, para os candidatos aos exames de suficiência. (1955. 19 de dezembro) O Nordeste, 2; 8.
Aebli, H. (1974) Didática Psicológica: aplicações à didática da psicologia de Jean Piaget. Tradução de João Teodoro D’Olim Marote. 2ed. Companhia Editora Nacional.
Bacellar, C. (2008). Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: C. B. Pinsky (Org.). Fontes Históricas (pp. 23-80). Contexto.
Baraldi, I. M.; Gaertner, R. (2013). Textos e Contextos: um esboço da Cades na história da educação (matemática). Editora da FURB.
Barroso Júnior, E. (2015). O Instituto Cearense de Matemática (1954-1960): a origem do Instituto de Matemática da UFC. [Tese Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132758.
Barroso, P. (2017). O cearense. (2. ed). Escrituras.
Bello, J. L. P. (2010) Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro. Clube de Autores.
Bezerra, M. J. (1957). Didática Especial de Matemática. MEC/ Cades.
Bosi, E. (1979). Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. Tao.
Brasil, L. A. S. (1964). Estudo dirigido de Matemática. Fundo de Cultura.
Decreto n. 8.777, de 22 de janeiro de 1946. (1946). Dispõe sobre o registro definitivo de professores de ensino secundário no Ministério da Educação e Saúde. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8777-22-janeiro-1946-416416-publicacaooriginal-1-pe.html.
Decreto 22.974 de 22 de abril de 1947. (1947) Autoriza o funcionamento de cursos da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-22974-22-abril-1947-378344-publicacaooriginal-1-pe.html.
Garnica, A. V. M. (2003). História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké, 11(19), 9-56.
Garnica, A. V. M. (2015) História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral. Associação Brasileira de História Oral, 18 (2), 35-53.
Lima, L. O. (1962). A Escola Secundária Moderna: organização, métodos e processos. Inep/MEC.
Lima, L. O. (1964). À guisa de Prefácio. In: L.A.S. Brasil. Estudo Dirigido de Matemática (pp. 7-14). Fundo de Cultura.
Lourenço Filho, M. B.; Hildebrand, A. (2000). São necessários os exames escolares? In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 81(198), 342-346. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3728/3464.
Miguel, A. & Miorim, M. A. (2004). História na Educação Matemática: propostas e desafios. Autêntica. (Tendências em Educação Matemática, 10).
Pinto, D. C. (2008). Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem-sucedida? In: A. W. Mendonça; L. N. Xavier. (Org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Inep/MEC. (Coleção Inep 70 anos, v. 1)
Pontello, L. S. (2009) Cartografia das relações de saber-poder, na formação de professores de Matemática, nas universidades públicas de Fortaleza. [Dissertação Mestrado, Universidade Estadual do Ceará]. https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=74404.
Pontello, L. S. (2020). A Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a formação de professores de Matemática (1953-1964). [Tese Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. http://hdl.handle.net/1843/35499.
Portaria nº 115 de 20 de abril de 1955. (1955). Instrui sobre a realização de exames de suficiência para registro de professor do ensino secundário. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Inep/MEC (59), 236-238.
Silva, M. E. A. J. (1960). A Didática da Matemática no Ensino Secundário. MEC/Cades.
Xavier, M. C. (2012). A Educação no debate do desenvolvimento: as décadas de 1950/1960. In: L. M. Faria Filho; N. Gil; M. C. Zica. (Org.) Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasis – séculos XIX e XX (pp. 199-227). Mazza Edições.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 329 PDF downloads: 174