MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a Cades no Ceará (1953-1964)

Autores

Palavras-chave:

História Oral, Cades no Ceará, Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste estudo é focalizar memórias de aulas de Matemática nos cursos de formação de professores da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Cades, no Ceará. Essa Campanha, criada em 1953 pelo governo federal, visava, como indica o próprio nome, qualificar as ações do Ensino Secundário no Brasil. No Ceará, a Cades foi coordenada por Lauro de Oliveira Lima e desenvolveu, especialmente, cursos de orientação para professores secundários não licenciados, com o intuito de prepará-los para os exames de suficiência. A aprovação nos exames concedia a esses professores um registro que permitia lecionar em localidades onde não houvesse licenciados. A pesquisa que embasou este estudo foi desenvolvida com a metodologia da História Oral. Foram entrevistados seis professores que participaram ou testemunharam ações da Cades no estado no período entre 1953 e 1964. Evidenciou-se que a Cades cearense teve características diferenciadas do restante do país, atribuídas à coordenação de Lima. Além disso, a Campanha contribuiu positivamente para o cenário educacional cearense, o que é atestado pelos entrevistados em seus aprendizados e nos espaços educacionais que ocuparam ao longo de sua carreira.

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Biografia do Autor

Luiza Santos Pontello, IFCE

Professora de matemática do Curso de Licenciatura em matemática do IFCE, campus de Fortaleza.

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq. Endereço para correspondência: Rua Coletor Celso Werneck, 174, ap. 501, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil, CEP: 30350-010. E-mail: mlauramgomes@gmail.com.

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Publicado

2021-11-09

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Como Citar

Pontello, L. S., & Gomes, M. L. M. (2021). MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a Cades no Ceará (1953-1964). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/430

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática