MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a Cades no Ceará (1953-1964)

Autores

Palavras-chave:

História Oral, Cades no Ceará, Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste estudo é focalizar memórias de aulas de Matemática nos cursos de formação de professores da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Cades, no Ceará. Essa Campanha, criada em 1953 pelo governo federal, visava, como indica o próprio nome, qualificar as ações do Ensino Secundário no Brasil. No Ceará, a Cades foi coordenada por Lauro de Oliveira Lima e desenvolveu, especialmente, cursos de orientação para professores secundários não licenciados, com o intuito de prepará-los para os exames de suficiência. A aprovação nos exames concedia a esses professores um registro que permitia lecionar em localidades onde não houvesse licenciados. A pesquisa que embasou este estudo foi desenvolvida com a metodologia da História Oral. Foram entrevistados seis professores que participaram ou testemunharam ações da Cades no estado no período entre 1953 e 1964. Evidenciou-se que a Cades cearense teve características diferenciadas do restante do país, atribuídas à coordenação de Lima. Além disso, a Campanha contribuiu positivamente para o cenário educacional cearense, o que é atestado pelos entrevistados em seus aprendizados e nos espaços educacionais que ocuparam ao longo de sua carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Santos Pontello, IFCE

Professora de matemática do Curso de Licenciatura em matemática do IFCE, campus de Fortaleza.

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq. Endereço para correspondência: Rua Coletor Celso Werneck, 174, ap. 501, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil, CEP: 30350-010. E-mail: mlauramgomes@gmail.com.

Referências

A organização do curso oficial da CADES, para os candidatos aos exames de suficiência. (1955. 19 de dezembro) O Nordeste, 2; 8.

Aebli, H. (1974) Didática Psicológica: aplicações à didática da psicologia de Jean Piaget. Tradução de João Teodoro D’Olim Marote. 2ed. Companhia Editora Nacional.

Bacellar, C. (2008). Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: C. B. Pinsky (Org.). Fontes Históricas (pp. 23-80). Contexto.

Baraldi, I. M.; Gaertner, R. (2013). Textos e Contextos: um esboço da Cades na história da educação (matemática). Editora da FURB.

Barroso Júnior, E. (2015). O Instituto Cearense de Matemática (1954-1960): a origem do Instituto de Matemática da UFC. [Tese Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132758.

Barroso, P. (2017). O cearense. (2. ed). Escrituras.

Bello, J. L. P. (2010) Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro. Clube de Autores.

Bezerra, M. J. (1957). Didática Especial de Matemática. MEC/ Cades.

Bosi, E. (1979). Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. Tao.

Brasil, L. A. S. (1964). Estudo dirigido de Matemática. Fundo de Cultura.

Decreto n. 8.777, de 22 de janeiro de 1946. (1946). Dispõe sobre o registro definitivo de professores de ensino secundário no Ministério da Educação e Saúde. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8777-22-janeiro-1946-416416-publicacaooriginal-1-pe.html.

Decreto 22.974 de 22 de abril de 1947. (1947) Autoriza o funcionamento de cursos da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-22974-22-abril-1947-378344-publicacaooriginal-1-pe.html.

Garnica, A. V. M. (2003). História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké, 11(19), 9-56.

Garnica, A. V. M. (2015) História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral. Associação Brasileira de História Oral, 18 (2), 35-53.

Lima, L. O. (1962). A Escola Secundária Moderna: organização, métodos e processos. Inep/MEC.

Lima, L. O. (1964). À guisa de Prefácio. In: L.A.S. Brasil. Estudo Dirigido de Matemática (pp. 7-14). Fundo de Cultura.

Lourenço Filho, M. B.; Hildebrand, A. (2000). São necessários os exames escolares? In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 81(198), 342-346. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3728/3464.

Miguel, A. & Miorim, M. A. (2004). História na Educação Matemática: propostas e desafios. Autêntica. (Tendências em Educação Matemática, 10).

Pinto, D. C. (2008). Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem-sucedida? In: A. W. Mendonça; L. N. Xavier. (Org.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Inep/MEC. (Coleção Inep 70 anos, v. 1)

Pontello, L. S. (2009) Cartografia das relações de saber-poder, na formação de professores de Matemática, nas universidades públicas de Fortaleza. [Dissertação Mestrado, Universidade Estadual do Ceará]. https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=74404.

Pontello, L. S. (2020). A Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a formação de professores de Matemática (1953-1964). [Tese Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. http://hdl.handle.net/1843/35499.

Portaria nº 115 de 20 de abril de 1955. (1955). Instrui sobre a realização de exames de suficiência para registro de professor do ensino secundário. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Inep/MEC (59), 236-238.

Silva, M. E. A. J. (1960). A Didática da Matemática no Ensino Secundário. MEC/Cades.

Xavier, M. C. (2012). A Educação no debate do desenvolvimento: as décadas de 1950/1960. In: L. M. Faria Filho; N. Gil; M. C. Zica. (Org.) Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasis – séculos XIX e XX (pp. 199-227). Mazza Edições.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Métricas


Visualizações do artigo: 318     PDF downloads: 173

Como Citar

Pontello, L. S., & Gomes, M. L. M. (2021). MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a Cades no Ceará (1953-1964). Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/430

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática