ANÁLISE HISTÓRICA DE LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um estudo a partir da História Cultural

Autores

  • Antonio Mauricio Medeiros Alves alves.antoniomauricio@gmail.com
    UFPel
  • Fernando Ripe fernandoripe@yahoo.com.br
    Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Palavras-chave:

História cultural, Livro didático, História da Matemática, Matemática Moderna, Ensino Primário

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da História Cultural na definição do objeto de pesquisa e da metodologia adotada numa pesquisa de doutorado, servindo como base metodológica e pano de fundo desse estudo no qual se realizou uma análise histórica da abordagem Matemática em livros didáticos do ensino primário, que compõem as coleções “Estrada Iluminada” e “Nossa Terra Nossa Gente”, produzidos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 1960-1978, de autoria das professoras gaúchas Nelly Cunha e Cecy Cordeiro Thofehrn. Numa abordagem qualitativa, usando como principal metodologia a análise documental, o estudo privilegiou os livros didáticos como fontes e objeto de pesquisa, a partir de referenciais da História Cultural, dentre os quais se destacam Chartier, Choppin, Chervel, De Certeau, entre outros, a fim de responder ao problema de pesquisa, seja esse, desvelar como o Movimento da Matemática Moderna constituiu-se no RS e compreender como a Matemática Moderna foi incorporada nas coleções “Nossa Terra Nossa Gente” a partir da reelaboração da coleção “Estrada Iluminada”. Pela análise dos livros, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções, identificando, assim, o desenvolvimento e a influência desse movimento na produção didática gaúcha em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mauricio Medeiros Alves, UFPel

Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas

Fernando Ripe, Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Downloads

Publicado

2017-10-12

Métricas


Visualizações do artigo: 733     PDF downloads: 175

Como Citar

Alves, A. M. M., & Ripe, F. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DE LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um estudo a partir da História Cultural. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/163