Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos

Autores

  • Oscar Silva Neto oscarsilvaneto@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa david.costa@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-4493-9207

Palavras-chave:

Saberes matemático, Ensino Industrial, Números Complexos e Incomplexos, História da educação matemática

Resumo

Este trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no âmbito do ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Silva Neto, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática, pelo Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Atualmente, desenvolve estágio de doutorado sanduíche na qualidade de Boursier Dexcellence na Faculté de psychologie et sciences de léducation da Université de Genève (UNIGE), em Genebra, Suíça.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service dHistoire de lÉducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021).

Downloads

Publicado

2020-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 432     PDF downloads: 360

Como Citar

Neto, O. S., & da Costa, D. A. (2020). Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino