A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MAGISTÉRIO EM PRESIDENTE MÉDICI-RO (1981-2001): um olhar para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Formação, Professor Primário, História OralResumo
Este artigo se refere à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema foi a formação para ensinar Matemática nos primeiros anos de escolarização básica propiciada pelo Curso de Magistério em Presidente Médici – Rondônia (RO), no período de 1981 a 2001. Trata-se de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação Matemática sob a abordagem metodológica da História Oral, buscando compreender a formação para o ensino de Matemática a partir de narrativas de quem vivenciou esse processo. Para sua construção, foram realizadas entrevistas e mobilizados, também, outros instrumentos de coleta e análise de dados, tais como documentos escritos, livros didáticos e fotografias. A metodologia adotada buscou responder à seguinte questão: de que maneira se constituiu historicamente a trajetória do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO, mais especificamente com relação à formação para ensinar Matemática nos primeiros anos da escolarização básica? As narrativas expressam, de forma contundente, que os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Magistério repercutiram/repercutem nas práticas docentes dos egressos, indicando, ainda, o impacto do Curso em suas formações profissionais e pessoais. Além disso, revelam uma formação para ensinar Matemática baseada na ludicidade e em materiais concretos.
Downloads
Referências
Albuquerque, M. G., Pinto, C. L. C., & Neves, L. A. (2016, novembro). Uma trajetória da formação de professores de matemática, em serviço, na região central de Rondônia (1992-2009): em busca de uma construção histórica. In Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Vitória.
Bolivar, A. (2002). “De nobis ipsis silemus?”: Epistemologia de la investigación biográfico narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1). http://redie.ens.uabc.mx/vol4no1/contenido-bolivar.html.
Bruschini, M. C. A., & Amado, T. (1998). Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério. Cadernos de Pesquisa, 64, 4-13.
CEE/RO. (1991). Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 160/CEE/RO/91.
Cruz, S. A. N. (2022). O curso de Magistério em Ji-Paraná – RO (1970 - 2001): um estudo dos saberes matemáticos presentes na formação de professores primários no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Federal de Rondônia. https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3596
Cury, F. G. (2011). Uma história da formação de professores de Matemática e das Instituições formadoras do Estado de Tocantins. (Tese em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. http://hdl.handle.net/11449/102115
Delgado, L. A. N. (2010). História Oral: memória, tempo, identidades. 2 ed. Autêntica.
Garnica, A. V. M. (2004). História Oral e Educação Matemática. In M. C. Borba, & J. L. Araújo (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 1 ed. Autêntica.
Garnica, A. V. M. (2010). Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 32(2), 29- 42. http://hdl.handle.net/11449/1 34443.
Garnica, A. V. M., & Souza, L. A. (2012). Elementos de História da Educação Matemática. Cultura Acadêmica/Ed. da UNESP.
Garnica, A. V. M., Silva, H., & Fernandes, D. N. (2010). História Oral: pensando uma metodologia para a Educação Matemática. In Anais do 5º Congresso Internacional de Ensino da Matemática.
Lei n. 5.692 de 11 de agosto de 1971. (1971). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html.
Marin, D. (2019). Uma história da criação dos primeiros cursos de formação de professores (de Matemática) no Triângulo Mineiro – Minas Gerais. (Tese em Educação para Ciência). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. http://hdl.handle.net/11449/181155
Meihy, J. C. S. B., & Holanda, F. (2019). História Oral: como fazer, como pensar. 2 ed. Contexto.
Miguel, A., & Miorim, M. A. (2002). História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, 36, 177-203.
Morais, M. B. de. (2012). Peças de uma história: formação de professores de matemática na região de Mossoró (RN). (Dissertação em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. http://hdl.handle.net/11449/91030
Moreira, N. I. (2004). Um reencontro com a educação de Presidente Médici (a história que ninguém havia contado).
Reis, A. C. de S. R. dos. (2014). A formação matemática de professores do ensino primário: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. https://pt.scribd.com/document/227879299/a-formacao-matematica-de-professores-do-ensino-primario-um-olhar-sobre-a-escola-normal-joaquim-murtinho
Souza, K. C. S., & Borges, M. F. (2016). A formação matemática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a docência. In Anais Eletrônicos 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5627_2384_ID.pdf
Teixeira, M. C. (2002). Prefácio. In M. I. J. Tanus. Mundividências: histórias de vida de migrantes professores. Editora Zouk.
Valente, W. R. (2022). História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Boletim online de Educação Matemática, 10(19), 10-24. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 255 PDF downloads: 112