O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.652

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Doutorado − em andamento −, cujo propósito é analisar a formação pedagógica para o ensino de matemática, ofertada na Licenciatura Curta em Ciências de Jequié, curso de nível superior destinado a formar professores para o ensino de matemática e outras disciplinas no ensino de 1.º grau. O objetivo proposto para este texto é apresentar observações e conjecturas sobre o ensino de matemática à luz da seguinte questão: como se caracterizou o ensino nas disciplinas Matemática I, Matemática II e Matemática III? O recorte temporal −1977 a 1988− foi escolhido por considerar o ano em que tiveram início as atividades desta formação e quando o vestibular passou a ofertar vagas para as habilitações (Química e Biologia), implantadas no curso, na década de 1980. Para responder ao questionamento indicado, foram analisadas fontes orais e documentos como: diários de classe, jornais, livros didáticos, dissertações e artigos relacionados ao tema. Na fundamentação teórico-metodológica, utilizou-se a abordagem de Chartier (2002), Viñao Frago (2007) e Chervel (1990). A produção das fontes orais foi realizada de acordo com a perspectiva de História oral híbrida, abordada por Meihy e Ribeiro (2011). A análise das fontes aponta a presença de ideias do Movimento da Matemática Moderna, o qual propôs mudanças para o ensino de matemática nos níveis primário e secundário, no contexto de influências externas na educação brasileira e de modernização tecnológica e científica do País.

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Biografia do Autor

Cleide Selma Pereira dos Santos, IFBA/UESB

Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB). Técnica Administrativa em Educação (IFBA), Jequié, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio Brandão, SN, Cond. Vivendas do Bosque, Jequiezinho, Jequié, Bahia, Brasil, CEP: 45208-245. E-mail: cleideselma10@gmail.com.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática e formação de professor de matemática.

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Publicado

2024-11-16

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Como Citar

Santos, C. S. P. dos, & Lando, J. C. (2024). O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988). Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–22. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.652

Edição

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Artigos