O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.652

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Doutorado − em andamento −, cujo propósito é analisar a formação pedagógica para o ensino de matemática, ofertada na Licenciatura Curta em Ciências de Jequié, curso de nível superior destinado a formar professores para o ensino de matemática e outras disciplinas no ensino de 1.º grau. O objetivo proposto para este texto é apresentar observações e conjecturas sobre o ensino de matemática à luz da seguinte questão: como se caracterizou o ensino nas disciplinas Matemática I, Matemática II e Matemática III? O recorte temporal −1977 a 1988− foi escolhido por considerar o ano em que tiveram início as atividades desta formação e quando o vestibular passou a ofertar vagas para as habilitações (Química e Biologia), implantadas no curso, na década de 1980. Para responder ao questionamento indicado, foram analisadas fontes orais e documentos como: diários de classe, jornais, livros didáticos, dissertações e artigos relacionados ao tema. Na fundamentação teórico-metodológica, utilizou-se a abordagem de Chartier (2002), Viñao Frago (2007) e Chervel (1990). A produção das fontes orais foi realizada de acordo com a perspectiva de História oral híbrida, abordada por Meihy e Ribeiro (2011). A análise das fontes aponta a presença de ideias do Movimento da Matemática Moderna, o qual propôs mudanças para o ensino de matemática nos níveis primário e secundário, no contexto de influências externas na educação brasileira e de modernização tecnológica e científica do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Selma Pereira dos Santos, IFBA/UESB

Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB). Técnica Administrativa em Educação (IFBA), Jequié, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio Brandão, SN, Cond. Vivendas do Bosque, Jequiezinho, Jequié, Bahia, Brasil, CEP: 45208-245. E-mail: cleideselma10@gmail.com.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática e formação de professor de matemática.

Referências

Barros, J. (2023, maio). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Bispo, M. G. (2000). A trajetória da UESB, campus de Jequié, no olhar de seus atores. (Dissertação em Memória Social e Documento). Universidade do Rio de Janeiro.

Búrigo, E. Z. (2006). O movimento da matemática moderna no brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional, 6(18), 35-47. https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116273004.pdf.

Búrigo, E. Z. (1989). Movimento da Matemática Moderna no Brasil Estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. (Dissertação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/5237;jsessionid=79DB668A61A8DE1F0446F02C005C4CB9.

Chapani, D. T. (2012, janeiro/abril). A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia. Revista Brasileira de História de Educação, 12(1), 145-166. https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161045011.pdf

Chartier, R. (2002). História cultural: entre práticas e representações (2 ed.). Difel.

Chartier, R. (2011). Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, 13(24), 01-15.

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2(2), 177-229. http://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras /Chervel01.pdf.

Decreto n.º 94.250 de 22 de abril de 1987. (1987, abril, 24). Autoriza o funcionamento da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Diário Oficial da União, seção 1. Presidência da República.

Ferreira, E. F. (1983). Licenciatura de curta duração: solução emergencial ou definitiva? Sitientibus, 2(3), 155-163. http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/3/lincenciatura_de_curta_duracao.pdf.

Freire, I.A.A. (2017). Ensino de Ciências e Matemática: processos de institucionalização e modernização na década de 1960. (Tese de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31474.

Gargano, M. T. de S. (2023, maio). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Guimarães, H. M. (2007). Por uma Matemática Nova nas Escolas Secundárias – perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna. In J. M. Matos & W. R. Valente (Orgs.), A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos (pp. 21-45). Editora Da Vinci.

Landim, J. A. B. (2023, maio). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Lando, J. C. (2012). Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). (Tese de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana. https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_janice_lando.pdf.

Lima, E. B., Freire, I. A. A., & Lando, J. C. (2017). Profissionalização do professor que ensina matemática nos diferentes níveis de formação na Bahia-Brasil: breve panorama histórico. Revista de História da Educação Matemática, 3(3), 116-126. https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/179.

Macêdo, R. (2023, junho). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Matos, J. M., & Leme da Silva, M. C. (2011, abril). O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 24(38), 171-196.

Meihy, J. C. S. B., & Ribeiro, S. L. S. (2011). Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. (1. ed.). Contexto.

Miguel, A., Fiorentini, D., & Miorim, M. Â. (1992). Álgebra ou geometria: para onde pende o pêndulo?. Pro-Posições, 1(3), 39-54.

Miorim, M. Â. (1998). Introdução à história da educação Matemática. Atual.

Nascimento, J. C. (2023, março). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Oliveira, M. C. A., Leme da Silva, M. C., & Valente, W. R. (2011). Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. In M. C. A. Oliveira, M. C. Leme da Silva & W. R. Valente (Orgs.), O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular (pp. 159-163). Editora UFJF.

Portaria n.º 613 de 14 de dezembro de 1988. (1988, dezembro, 15). Concede o reconhecimento ao Curso de Licenciatura Curta em Ciências com habilitação em Química e Biologia, licenciaturas plenas, ministradas no Campus de Jequié. Diário Oficial da União, seção 1. Presidência da República. Ministério da Educação.

Resolução n.º 30 de 11 de julho de 1974. (1974, julho, 11). Fixa normas para a indicação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior. Diário Oficial, seção I, Presidência da República.

Santana, J. A. R. (2023, março). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Santos, C.S.P. (2018). História da formação docente no curso normal do Instituto de Educação Régis Pacheco (1959-1971): o ensino da matemática em foco. (Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2018/09/cleide-selma-pereira-dos-santos.pdf.

Santos, C.S.P., & Lando, J.C. (2023). História da implantação do ensino superior em Jequié-Ba (1962-1977). Revista Eventos Pedagógicos, 14(3), 656-675. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11505/8159.

Saviani, D. (2010). A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, 8(2), 4-17. https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035.

Soares, F. (2001). Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? (Dissertação de Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. https://app.uff.br/riuff/handle/1/2191.

Souza, J. M. N. (2023, março). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Valente, W. R. (2005). Do engenheiro ao licenciado: subsídios para a história da profissionalização do professor de Matemática no Brasil. Revista Diálogo educacional, 5(16), 1-20. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/7946.

Vidal, M. A. V. T. (2023, março). Pesquisa de Doutorado sobre a formação pedagógica para o ensino de matemática ofertada no Curso de Licenciatura Curta em Ciências de Jequié [gravação digital em áudio]. Entrevistadora: C.S.P. Santos. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, UESB.

Viñao Frago, A. (2007). Sistemas educativos: culturas escolares e reformas (M. A. Vieira, Trad.). Pedago.

Vilas Bôas, E. da C. (Org.). (2001). UESB: memória, trajetórias e vivências. Edições UESB.

Downloads

Publicado

2024-11-16

Métricas


Visualizações do artigo: 28     PDF downloads: 1

Como Citar

Santos, C. S. P. dos, & Lando, J. C. (2024). O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988). Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–22. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.652

Edição

Seção

Artigos