PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960)

Autores

Palavras-chave:

Problemas Aritméticos., Movimento da Escola Nova;, Método Intuitivo;, Corpos Dóceis;

Resumo

O objetivo deste texto é perceber relações entre a pesquisa de Souza (2021), que traz contribuições a partir da trajetória dos problemas aritméticos, com os estudos presentes em Foucault (2014) sobre os corpos dóceis. A tese de Souza (2021) analisou os problemas aritméticos em diferentes documentos escolares que circularam no estado de São Paulo nos séculos XIX e XX. Foucault (2014) investigou a história das prisões na França desde os seus castigos espetacularizados de extrema violência corporal, até as punições fechadas e o panoptismo. Na segunda metade do século XVIII, disciplinar o corpo nos detalhes era a ferramenta para transformar os corpos livres em soldados treinados. Observamos que os problemas aritméticos podem ser caracterizados como atividades de controle da aprendizagem que estão presentes na escola, passando de apenas um tipo de atividade para ensinar transformando-se em elemento de uma atividade de controle da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fernandes de Souza, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação (SME), São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dr. Diogo de Faria, 1247, sala 309, Vila Clementino, São Paulo, SP, Brasil CEP: 04037-004. E-mail: deianandes@hotmail.com.

Referências

Ferreira, J. S. (2022) A Graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951) (Tese em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Foucault, M. (2014) Vigiar e Punir: história da violência nas prisões.42ª ed. Editora Vozes.

Maciel, V. B. (2019) Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920) (Tese em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Oliveira, M. A. (2017) A aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). (Tese em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Pavarin, K. C. S. (2020) Problemas de aritmética em tempos de aritmética intuitiva (1890- 1930). (Dissertação em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Pinheiro, N. V. L. (2017) A aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. (Tese em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Souza, A. F. (2017) Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo,1890-1930). (Dissertação em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Souza, A. F. (2021) Uma história dos problemas aritméticos: mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960) (Tese em História da Educação Matemática) Universidade Federal de São Paulo.

Tolosa, B. M. (192?) Cadernos de problemas aritméticos para o 1º ano preliminar. São Paulo: Monteiro Lobato & c. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96549.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 62     PDF downloads: 52

Como Citar

Souza, A. F. de. (2023). PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960). Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–11. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/583

Edição

Seção

Artigos