UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
Palavras-chave:
Apropriação, Saberes Profissionais., Problemas aritméticos, Victor MercanteResumo
Aqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 345 PDF downloads: 128 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0