ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO CURSO COLEGIAL PUBLICADOS DURANTE A PORTARIA MINISTERIAL Nº 1045 DE 1951

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Palavras-chave:

Álgebra, Aritmética, Livros didáticos, Curso Colegial, História da Educação Matemática

Resumo

Ao estudarmos História da Educação Matemática no Brasil, percebemos as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro, bem como a Álgebra e a Aritmética foram organizadas ao longo dos anos na Educação Básica. Desse modo, este artigo pretende descrever a organização da Álgebra e Aritmética em livros didáticos destinados aos cursos clássico e científico do Curso Colegial, elaborados durante a vigência da Portaria Ministerial nº 1045 de 1951. Para isso, utilizamos livros didáticos de 1955, 1957, 1959, 1962, 1966 e 1970. Por meio desse estudo de natureza histórica, fundamentado na pesquisa documental, foi possível compreender a organização dos conteúdos aritméticos e algébricos previstos pela Portaria Ministerial nº 1045 de 1951, bem como algumas abordagens utilizadas, exercícios propostos e a presença da História da Matemática nos livros didáticos. Esperamos que esta descrição possa contribuir para as pesquisas que já vêm sendo realizadas, bem como para debates e pesquisas futuras, servindo de suporte para que professores de Matemática e/ou pesquisadores em História da Educação Matemática tenham acesso aos aspectos históricos sobre o ensino de Aritmética e Álgebra em livros didáticos antigos.

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Biografia do Autor

Nickson Deyvis da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus A. C. Simões. Licenciado em Matemática pela UFAL, campus A.C. Simões. Possui o Curso-Técnico-Profissionalizante em Técnico em Química - Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Matriz. Membro do Grupo de Pesquisa 'História da Matemática e Educação Matemática' da UFAL. Colaborador no projeto de extensão 'Sem mais nem menos on-line' do Instituto de Matemática da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Educação Matemática e Educação Matemática.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi vice-coordenadora nacional do PROFMAT, coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

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Publicado

2021-08-20

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Como Citar

Correia, N. D. da S., & Santos, V. de O. (2021). ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO CURSO COLEGIAL PUBLICADOS DURANTE A PORTARIA MINISTERIAL Nº 1045 DE 1951. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–27. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/380

Edição

Seção

Artigos