ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO CURSO COLEGIAL PUBLICADOS DURANTE A PORTARIA MINISTERIAL Nº 1045 DE 1951
Palavras-chave:
Álgebra, Aritmética, Livros didáticos, Curso Colegial, História da Educação MatemáticaResumo
Ao estudarmos História da Educação Matemática no Brasil, percebemos as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro, bem como a Álgebra e a Aritmética foram organizadas ao longo dos anos na Educação Básica. Desse modo, este artigo pretende descrever a organização da Álgebra e Aritmética em livros didáticos destinados aos cursos clássico e científico do Curso Colegial, elaborados durante a vigência da Portaria Ministerial nº 1045 de 1951. Para isso, utilizamos livros didáticos de 1955, 1957, 1959, 1962, 1966 e 1970. Por meio desse estudo de natureza histórica, fundamentado na pesquisa documental, foi possível compreender a organização dos conteúdos aritméticos e algébricos previstos pela Portaria Ministerial nº 1045 de 1951, bem como algumas abordagens utilizadas, exercícios propostos e a presença da História da Matemática nos livros didáticos. Esperamos que esta descrição possa contribuir para as pesquisas que já vêm sendo realizadas, bem como para debates e pesquisas futuras, servindo de suporte para que professores de Matemática e/ou pesquisadores em História da Educação Matemática tenham acesso aos aspectos históricos sobre o ensino de Aritmética e Álgebra em livros didáticos antigos.
Downloads
Referências
BATISTA, A. A. G. (1999). Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: M. ABREU (org.). Leitura, História e História da Leitura. Mercado das Letras.
Banco Central do Brasil – BCB. (2004). Dinheiro no Brasil. 2. ed. BCB.
BEZERRA, M. J. (1962). Curso de Matemática para os primeiro, segundo e terceiro anos dos cursos clássico e científico. 7. ed. Companhia Editora Nacional.
BRASIL. (1971). Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html.
BRASIL. (1943). Portaria ministerial nº 177, de 16 de março de 1943. Programas de matemática dos cursos clássico e científico do ensino Secundário. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro. https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2211640/pg-18-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-18-03-1943.
BRASIL. (1942). Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html.
BRASIL. (1932). Decreto nº 21.241, de 4 de abril de 1932. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html.
CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. p. 177-229.
COUTO, A. P. N. P. & JUCÁ, R. S. (2019). Uma análise de dois manuais de aritmética que circularam em Belém no período de 1900 a 1910. In: HISTEMAT, 5(3), 152–177. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/283/234.
D’AMBROSIO, U. (2008). Uma história concisa da Matemática no Brasil. Vozes.
GOMES, M. L. M. (2013). História do ensino da matemática: uma introdução. UFMG.
KRIPKA, R., SCHELLER, M. & BONOTTO, D. L. (2015). Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Atas Ciaiq2015, 2(1), 243-247. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252/248.
MACIEL, L. S. K. R. (2012). Manoel Jairo Bezerra: depoimentos em vida. Zetetike, 20(1), 115-133. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646639.
MARÇAL RIBEIRO, P. R. (1993). História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia, 4(1), 15-30. https://doi.org/10.1590/S0103-863X1993000100003.
MARQUES, A. S. (2005). Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 1950. (Dissertação de mestrado em Educação Matemática – Universidade Católica de São Paulo). https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10926
OLIVEIRA, F. D. (2008). Análise de textos didáticos: três estudos. (Dissertação de mestrado em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista). http://hdl.handle.net/11449/91113.
QUINTELLA, A. (1970a). Matemática – primeiro ano colegial. 32. ed. Companhia Editora Nacional.
QUINTELLA, A. (1970b). Matemática – terceiro ano colegial. 18. ed. Companhia Editora Nacional.
QUINTELLA, A. (1966). Matemática – segundo ano colegial. 17. ed. Companhia Editora Nacional.
RIBEIRO, D. F. C. (2011). Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio – 1943 a 1961. (Tese de doutorado em Educação Matemática – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/10897/1/Denise%20Franco%20Capello%20Ribeiro.pdf.
ROXO, E., CUNHA, H., PEIXOTO, R. & NETTO, D. (1959). Matemática 2º Ciclo – 2ª série. 9. ed. Livraria Francisco Alves.
ROXO, E., CUNHA, H., PEIXOTO, R. & NETTO, D. (1957). Matemática 2º Ciclo – 1ª série. 9. ed. Livraria Francisco Alves.
ROXO, E., CUNHA, H., PEIXOTO, R. & NETTO, D. (1955). Matemática 2º Ciclo – 3ª série. 4. ed. Livraria Francisco Alves. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135743.
SAMARA, E. de M. & TUPY, I. S. S. T. (2010). História & Documento e metodologia da pesquisa. 2. ed. Autêntica Editora.
SILVA, M. A. (2012). A Fetichização do livro didático no Brasil. Educ. Real. 37(3), 803-821. https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300006.
VALENTE, W. R. (2008). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké. 16(2), 139-162. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894.
VALENTIM JÚNIOR, J. L. (2013). A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. (Dissertação de mestrado em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/162247.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 521 PDF downloads: 336